Chamada à arte

Terça-feira, Dezembro 17, 2024 - 15:00
Publication
Jornal de Notícias

Artigo de opinião de Cristina Sá, professora da Escola da Artes da Universidade Católica Portuguesa

“Este é precisamente o momento em que os artistas vão trabalhar. Não há tempo para desespero, nem lugar para autocomiseração, nem necessidade de silêncio, nem espaço para o medo. Nós falamos, nós escrevemos, nós fazemos linguagem. É assim que as civilizações se curam.” (Tradução do autor)
Toni Morrison, in “The Nation”

Volta e meia respondo a estas palavras. Seguro a coragem com ambas as mãos. Para ir trabalhar. Encontro na atualidade essa chamada ao trabalho.

Precisamos de pôr os artistas a trabalhar! A percorrer os contornos do que existe. A sair do centro, de qualquer centro, do ego, da cidade, da humanidade. E vê-los a funambular entre células, seres, comunidades ou outros sistemas vivos. A contaminar. E a ir do nano até ao espaço sem passar na casa da partida, a vacilar nos limites humanos do cosmos, e das perguntas que nem sabemos formular. A oscilar no bordo da legalidade, a transgredir. A transcender. A saltar pelos planaltos da finança, noutros lugares. Em paraísos. A bater código inútil em tecnologia computacional digital, molecular ou quântica. Em pijama. A camuflar-se entre as ordens e a obediência. Em conflito.

Ler artigo completo aqui.

Próximos Eventos

07
Maio
15:15