Decorre nos dias 19 e 20 de maio, nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa, o Seminário de Residências Artísticas: Ponto(s) de Situação, que tem o apoio do CITAR.
O evento busca potencializar o debate sobre o panorama das residências artísticas em Portugal, refletindo o caráter multifacetado e polivalente dos diversos agentes e práticas mobilizadas em torno deste modelo. Doze oradores convidados - investigadores, professores, artistas, curadores e (outros) representantes de instituições culturais - estarão reunidos para um debate estruturado em quatro 4 painéis temáticos:
- Os artistas viajantes portugueses: da viagem humanista à viagem cultural;
- Genealogias e antecedentes da Residência artística em Portugal;
- Criação artística, Património e valorização dos territórios;
- Perspetivas artivistas: colaboração, intervenção e mobilização.
Laura Castro, professora da Escola das Artes e investigadora do CITAR, integra o painel de abertura do seminário. O seminário tem o apoio do Citar (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes), do Centro de Estudos e Investigações em Belas-Artes (CIEBA), da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da Academia Gerador. A investigadora do CITAR Ana Gago integra a comissão organizadora do evento
A entrada é gratuita mediante inscrição.
Mais informações e a programação completa aqui.