Até ao final de novembro, a Escola das Artes acolhe o artista Xadalu Tupã Jekupé para uma residência artística, no âmbito do Prémio FOCO 2024.
Xadalu foi o vencedor do Prémio FOCO, atribuído pela Escola das Artes na inauguração da ArtRio, a mais relevante feira de arte do Rio de Janeiro. O Prémio FOCO foi lançado em 2013 com o objetivo de fomentar e difundir a produção de artistas visuais com até 15 anos de carreira. A cada edição, o prémio seleciona talentos para participarem em residências artísticas em relevantes instituições dentro e fora do Brasil.
Xadalu Tupã Jekupé (Alegrete, RS) é artista indígena guarani cuja prática se ancora no legado do Barroco Guarani Missioneiro e nos processos de catequização e apagamento cultural no pampa. Trabalhando com pintura, serigrafia, fotografia e instalação, cria narrativas que entrelaçam mito, espiritualidade e história, tensionando a colonialidade e afirmando a contemporaneidade da arte indígena. Já realizou residências na França, Espanha, Itália, Chile, no Collegium (Arévalo) e no Humboldt Forum (Berlim). A sua obra integra coleções de referência como a Coleção de Arte do Tesoura da Franca, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte do Rio, Museu das Culturas Indígenas, Fundação Iberê Camargo e Collegium.
Mais informações sobre o artista disponíveis em https://www.xadalu.com/
Residências artísticas: Xadalu Tupã Jekupé
Terça-feira, October 28, 2025 - 19:13
Categorias: