Os filmes dos alumni Rafael Ferreira e Leonor Faria Henriques, realizados no contexto da Licenciatura em Som e Imagem e Mestrado em Som e Imagem - Animação, respetivamente, foram selecionados para o a 14ª edição do New York Portuguese Short Film Festival, dedicado à promoção e exibição de produções cinematográficas portuguesas.
Carta ao Pai, de Rafael Ferreira, e A minha casa tem muitas janelas, de Leonor Faria Henriques, serão exibidos no dia 2 de julho, às 19h, no Lincoln Center, em Nova Iorque.
A curta-metragem de Rafael Ferreira propõe-se como um registo autobiográfico. Composta por imagens da sua infância e do quotidiano, o filme expõe-se como um poema audiovisual, uma carta dirigida ao seu pai, numa tentativa de aproximação, partilha e reparação da relação entre ambos. O projeto foi realizado no contexto da Licenciatura em Som e Imagem e orientado pelo professor Jaime Neves.
O filme de animação de Leonor Faria Henriques tem como ponto de partida a sensação de solidão e a exploração de estratégias para transmitir a um público mais jovem, em particular crianças entre os 6 e os 11 anos, este tipo de sentimento e como lidar com ele. Estabelecendo uma relação com a situação pandémica e o seu impacto na vida das crianças que se viram confinadas e isoladas durante este período. O projeto foi realizado no contexto do Mestrado em Som e Imagem, especialização em Animação, e orientado pela professora Sahra Kunz.
Mais informação na página do festival.
Carta ao Pai
Rafael Ferreira · Documentário, 10 minutos
Sinopse
Uma carta audiovisual de um filho para o seu pai onde, através de uma viagem às suas memórias de infância e adolescência, tenta reparar a sua relação com o mesmo. Com este filme o realizador pretende criar um espaço que dê início ao processo de reparação da sua ligação com o pai, que é marcada por conflitos devido à sua sexualidade, mas também curar-se a si próprio e às feridas do passado.
A minha casa tem muitas janelas
Leonor Faria Henriques · Animação, 5 minutos
Sinopse
A Minha Casa tem Muitas Janelas é uma série que segue as aventuras da pequena Lulu pelo seu prédio infinito. A cada episódio, a Lulu vai ser desafiada pelo seu pai, o porteiro do prédio, a ajudá-lo com alguma tarefa. Ao fazer as suas tarefas, a Lulu vai conhecer um novo vizinho e aprender como é que este vive a sua solidão.