A curta-metragem de animação "O Pássaro de Dentro" de Laura Anahory venceu o prémio de Melhor Curta Portuguesa Júri Júnior no Monstra 2025. O filme foi realizado no âmbito do Mestrado em Animação da Escola das Artes e foi distinguido na competição 'Estudantes'.
O júri que atribuiu o prémio, constituído por Ana Julia Bonini, Inês Rebelo e Maria Guerra, descreveu o filme da seguinte forma: "Através de uma narrativa visual poderosa e simbólica, esta animação retrata de forma sensível o conflito interno da protagonista, transformando a dor da sua dualidade numa experiência poética e profundamente humana, que captou a nossa atenção por completo."
Recorde-se que “O Pássaro de Dentro" já tinha sido anteriormente distinguido com uma menção honrosa na Festa Mundial da Animação 2024, na categoria Escolas.
Ainda durante a 25º edição do Monstra - Festival de Animação de Lisboa, a curta-metragem “Percebes” de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, venceu o Grande Prémio Vasco Granja — SPA, sendo também foi escolhido pelo público como a melhor curta de animação. Mais um prémio depois da nomeação para os candidatos ao Óscar 2025. Em 2025, a obra integrou a lista dos nomeados ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, depois de um percurso notável pelos circuitos de festivais nacionais e internacionais.
“Percebes” foi realizado pela professora Alexandra Ramires e produzido pelos professores Vasco Sá e David Doutel, com som de Bernardo Bento e Ricardo Salazar e a colaboração das estagiárias do Mestrado de Animação Ana Rita Terra e Maria Contente.
“O Pássaro de Dentro” vence Melhor Curta Portuguesa no Monstra 2025
Quinta-feira, Abril 10, 2025 - 15:29
Categorias: