No dia 29 de Outubro é lançado o livro "Mónica de Miranda · Profundidade de Campo", no Batalha Centro de Cinema, às 19h15 na Sala 2. A sessão incluirá ainda a exibição dos filmes Beauty (2018), Caminho para as Estrelas (2022) e O Sol Não Nasce a Norte (2023), seguida de uma conversa com Cindy Sissokho, autora de um dos ensaios do livro.
“Profundidade de Campo” resulta da exposição que esteve patente na Sala de Exposições da EA e na Galeria Municipal do Porto entre março e junho de 2025, e contou com a curadoria de Nuno Crespo e João Laia. Focada na resistência, memória e ecologias de cuidado, a prática de Mónica de Miranda dedica especial atenção às dinâmicas do colonialismo e das geografias pessoais. A exposição e a publicação que agora será apresentada não têm qualquer ambição antológica, mas constituem um acesso às obras e ao processo criativo da artista Mónica de Miranda:
« Profundidade de Campo, enquanto expressão técnica vinda da fotografia e do cinema, corresponde à distância entre objectos num enquadramento visual. Quando manipulada através de processos de focagem ou perspectiva, a profundidade de campo pode tornar visível diversas temporalidades num mesmo plano. É a partir desta imagem que o projecto manifesta um encontro entre visões utópicas, a ecologia e momentos de cuidado e escuta, processos articulados nas acções, palavras e imagens apresentadas. » João Laia e Nuno Crespo.
O livro conta com ensaios de Cindy Sissokho e Igor Simões, e uma conversa da artista com João Laia e Nuno Crespo. O desenho gráfico é do Atelier Pedro Falcão.
Esta edição é o mais recente número da Artistic Research Collection, editada pelo CITAR, pela Sistema Solar/Documenta e pela UCP Press.