Filme de Golara Khalilinejad em estreia internacional

Terça-feira, Junho 11, 2024 - 15:47

O documentário da alumna Golara Khalilinejad foi selecionado para dois festivais internacionais de cinema: Durban International Film Festival (África do Sul) e OFF - Odense International Film Festival (Dinamarca). Será a estreia mundial deste projeto, feito no contexto do Mestrado em Cinema.

Iran is a Women’s Name terá a sua estreia mundial na 45ª edição do Durban International Film Festival, o maior festival de cinema na África do Sul. O filme integra a competição de curtas-metragens e é a única produção portuguesa em competição. Na edição de 2024 do Odense International Film Festival, elegível para os Oscars, o filme será exibido no programa Doc1.

O filme de Golara Khalilinejad, recorre a found footage para retratar a revolução e os movimentos de resistência contra a opressão e violência governamental sobre as mulheres e a população iraniana.

O projeto foi orientado por Diogo Costa Amarante e por Marco Martins, e realizado no contexto do Mestrado em Cinema da Escola das Artes.

Mais informação nas páginas dos festivais:

Iran is a Women’s Name
Documentário, 33 minutos.

Sinopse
Após a morte de Mahsa (Zhina) Amini, de 22 anos, pela polícia da moralidade, em setembro de 2022, surge no Irão um movimento que transforma a vida dos iranianos. Conhecido como “Mulheres, Vida, Liberdade”, começa no cemitério de Mahsa, no Curdistão, e rapidamente evolui para um protesto a nível nacional. Manifestações e greves varrem todo o Irão, resultando em mais de 500 manifestantes mortos pelas forças do IRGC e seus aliados. O movimento persiste, fazendo com que os Mullahs percam o poder e se aproximem cada vez mais do seu fim.