Escola das Artes no Doclisboa 2025

Quinta-feira, October 2, 2025 - 18:42

A Escola das Artes terá novamente participação no Doclisboa 2025, um dos festivais de cinema mais relevantes em Portugal dedicado ao género documental.

Esta participação integra-se numa colaboração estratégica com o Arché – Espaço de Pensamento e Desenvolvimento Criativo, renovando uma parceria que tem vindo a apoiar a criação e o desenvolvimento de novos projetos cinematográficos. A EA atribuirá mais uma vez o Prémio Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Prémio Especial do Júri para Melhor Projeto Arché em Fase de Escrita ou Desenvolvimento, no valor de 2,500 euros.

Como parte da programação, o festival contará ainda com a presença do cineasta Ross McElwee, convidado internacional que virá a Portugal para apresentar “Remake”, o seu mais recente filme em 14 anos. Depois da sua presença no DocLisboa, Ross McElwee estará na Escola para conduzir uma masterclass+info

Ainda nesta 23.ª edição do Doclisboa, o filme “O Fantasma da Virgem”, de Patricia Pereyra, doutoranda da Escola das Artes, foi selecionado para a seção Verdes Anos, uma produção realizada como projeto final do nosso Mestrado em Cinema.

O filme leva-nos até Santo Stefano, Bolonha, onde há um conjunto de igrejas que antes de serem cristãs eram templos pagãos para Ísis. No Porto, há uma estudante que, enquanto restaura uma virgem, imagina as suas origens, entrelaçando o visível e o invisível, a ciência e a essência. Será que existe um objeto se este não tem matéria?

Mais informações sobre o festival na página oficial do DocLisboa