A Escola das Artes aprovou planos curriculares renovados nas Licenciaturas em Som e Imagem e em Arte-Conservação e Restauro e nos Mestrados em Som e Imagem e em Conservação e Restauro de Bens Culturais.
As alterações introduzidas aprofundam o caminho de renovação dos planos curriculares dos principais cursos, iniciado no ano lectivo passado.
Som e Imagem
A Licenciatura e o Mestrado em Som e Imagem ganham maior consistência e solidez nos seus conteúdos.
Na licenciatura diminuiu o número de unidades curriculares, permitindo maior aprofundamento e enfoque dos conteúdos leccionados. A estrutura da licenciatura surge menos fragmentada, mantendo embora a sua matriz de banda larga que permite canalizar os estudantes para futuras especializações. A dimensão artística e a orientação tecnológica do curso resultam também mais claras.
No mestrado conseguiu-se maior coerência interna nas especializações em Animação, Cinema, Design de Som e Multimédia, que saem reforçadas, ao mesmo tempo que se clarificaram as opções a fazer no segundo ano do curso, passando os alunos a poder optar por duas vias, uma mais centrada na produção de um projecto artístico, outra mais orientada para a dissertação. Permanece o Estágio Curricular, agora com maior duração, o que o torna uma peça mais eficaz de contacto com o universo profissional.
Conservação e Restauro
Na Licenciatura e no Mestrado em Conservação e Restauro percebe-se maior presença da dimensão prática e, principalmente, a maior abrangência de categorias de obras e de intervenções contemplados, que ultrapassam a pintura e a escultura/talha em que tradicionalmente se apostava. Tratando-se de cursos de forte vocação profissional, introduziram-se unidades que visam preparar de forma mais eficaz para o mercado de trabalho.
Na licenciatura reforçou-se substancialmente a área nuclear de conservação e restauro e a articulação entre os planos teórico e prático, e no mestrado actualizaram-se os domínios abrangidos, encarando o património cultural numa perspectiva alargada, não apenas artística.
O mestrado passa a incluir também a área dos materiais inorgânicos, para além de diversas unidades curriculares que permitem o cruzamento das áreas nucleares da conservação e restauro e da conservação preventiva aplicada, especializando em dois perfis principais – património móvel e integrado – com vista a alargar as saídas profissionais dos futuros conservadores-restauradores.