Licenciatura em Som e Imagem

Som e Imagem
3 Anos · 180 ECTS

ANIMAÇÃO / CINEMA / FOTOGRAFIA / NEW MEDIA ART / SOM E MÚSICA

Curso acreditado pela A3ES, com o número de processo ACEF/1415/14117 e registado na DGES com o número R/A-Ef 1154/2011.

A Escola das Artes é afiliada da FECA - Federação de Escolas de Cinema e Audiovisual e da ELIA -  European League of Institutes of the Arts

A Católica é a melhor Universidade em Portugal para o Times Higher Education Ranking

A Licenciatura em Som e Imagem oferece aos estudantes um vasto leque de saídas profissionais em diversas áreas artísticas. Organiza-se a partir de um tronco comum, que todos os estudantes percorrem desde o primeiro ano, oferecendo a partir do segundo ano a possibilidade de escolha de um variado conjunto de disciplinas opcionais que permitem a especialização nas áreas para as quais cada aluno se sente mais vocacionado. Culmina num Projeto Artístico, no ano final, que pode ser em Cinema, Som e Música, New Media Art ou Animação.

Principais Características:
Curso de banda larga que permite saídas profissionais nas diversas áreas do audiovisual.
Desenvolvimento de competências teóricas, pensamento crítico e de exploração tecnológica e prática.
Permite escolha de disciplinas opcionais específicas num vasto leque de temáticas, para aprofundamento do conhecimento nas áreas para as quais cada aluno se sente mais vocacionado.
Desenvolvimento de Projeto Artístico, numa das seguintes áreas: Áudio, Animação, New Media Art ou Vídeo.
Tutoria/Mentoring de artistas convidados e participação no programa cultural da EA

Acompanhamento Artístico e Profissional dos Alunos
Além do corpo docente altamente qualificado, no desenvolvimento dos seus projetos artísticos os alunos contam com o mentoring de um painel de convidados externos composto por artistas, cineastas e profissionais da indústria audiovisual. A EA tem um programa cultural intenso de exposições, sessões de cinema, performances, conversas e aulas abertas. Promove ainda um programa anual para artistas residentes nacionais e internacionais, financiado por instituições de relevo (p.e. Fundação Calouste Gulbenkian ou InResidencePorto da Câmara Municipal do Porto). Estas residências baseiam-se num compromisso profundo de artistas com a comunidade, permitindo aos estudantes da EA o envolvimento nesses projetos e assim enriquecerem ainda mais o seu portfólio.

Instalações e equipamentos de referência
Os cursos funcionam em instalações planeadas de raiz com acesso aos alunos 24h/dia.
Estúdios individuais de edição vídeo
Estúdios de Captura e Mistura Som Stereo e Surround
Laboratório de Motion Capture
Laboratório de Fabricação Digital (impressoras 3D, CNC, electrónica)
Estúdio de Cinema/TV com Chroma-Keying, entre muitos outros
Grande auditório de Cinema (400px) equipado com Som Surround e Sistema de Projeção Digital 2K

O sistema de requisição de equipamento online permite aos alunos consultarem em tempo real a lista de equipamento disponível, o estado das suas requisições e reservas. O equipamento disponibilizado para as produções dos alunos é atualizado todos os anos, das aquisições mais recentes destacam-se as câmaras Black Magic Pocket 6K com os respetivos kits de lentes, o Ronin 2 Professional Combo, a câmera Insta360 2 HDR 360 Degree 8K ou os Óculos de Realidade Virtual HTC Vive Pro.

Promoção do trabalho dos alunos no exterior
A Escola das Artes promove os trabalhos dos estudantes em festivais internacionais e nos media nacionais. Em 2019 a Escola das Artes foi distinguida nos festivais Doclisboa e Caminhos do Cinema Português, além de ter estado presente no FIDMarseille, um dos mais prestigiados festivais de cinema dedicados ao documentário, e na Competição Take One do Curtas de Vila do Conde.

Apoio à inserção profissional dos alunos
Os alunos e os alumni têm acesso a espaços e equipamentos em atividades extracurriculares, em condições especiais, mediante a apresentação de um projeto e a solicitação de apoio à Escola.
O serviço de Estudantes e Empregabilidade organiza atividades de contacto com empresas e inserção no mercado de trabalho.

Que saídas profissionais?
O curso prepara os alunos para o desenvolvimento da sua carreira nas áreas da criação artistica em:
  • cinema - ficção, documentário, experimental
  • animação – cinema de animação, modelação e texturas 3D
  • artes digitais – instalações interactivas, arte para videojogos
  • audio – Captura, edição e mistura de som para diferentes fins (Televisão, Cinema, Concerto, Estúdio)

Alguns alumni preferem desenvolver a sua própria empresa no ramo do audiovisual. Outros preferem integrarem-se em empresas de comunicação e publicidade (televisão, rádio, produtoras cinema), estudios de gravação (produção em estudio), empresas de espectáculos e entertenimento (registo video, som ao vivo, produtoras de eventos).

Como e porquê prosseguir estudos?
A Licenciatura garante o desenvolvimento das competências necessárias para ingresso no mercado de trabalho, no entanto para aceder a oportunidades mais avançadas, aconselhamos o aluno a complementar e aprofundar a sua formação, através do Mestrado em Som e Imagem, Mestrado em CInema ou Mestrado em Fotografia.

Programas ERASMUS

Noruega

Universidad Francisco de Vitoria

Condições de Acesso

• Provas de ingresso (exames nacionais): Geografia ou Geometria Descritiva ou História da Cultura e das Artes ou Inglês ou Matemática ou Português
  • Realização de pré-requisito de aptidão vocacional (análise de portefólio e entrevista) realizado na Escola das Artes – UCP.

Candidaturas AQUI

Quer conhecer a Escola?
Margarida Dinis

Bolsas
Adequadas à situação de cada candidato que pode solicitar o estudo do seu caso e avaliar as possibilidades de apoio de que dispõe.

Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior
Apoio Social da Católica Porto
Bolsas de Mérito e Portfólio da Escola das Artes

Acreditação A3E:
Área de Estudos:
Grau de Ensino:
1º Ciclo
Regime:
Diurno
ECTS:
Campus:
Campus Foz