Em Fevereiro, vai iniciar-se o projeto Erasmus+ CBHE action “Establishment of a Yucatan-Cuba Network of MA programme in Contemporary Art and Cultural Management-YUCUNET”, liderado pela Universidade de Santiago de Compostella, com a participação da Escola das Artes (área gestão de indústrias criativas – coordenação Luís Teixeira) e o SIGIQ (coordenação global do projeto na área da Qualidade – coordenação Joana Cunha e Costa).
O projeto visa oferecer ferramentas para a criação de uma rede de ensino superior na área da Arte Contemporânea na região Yucatán-Cuba. A rede conta com parceiros de Portugal (Fundação de Serralves, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa), Espanha (Universidade de Santiago de Compostela), Cuba (Universidad de las Artes-ISA, Universidad de La Habana, Ministerio de Cultura de Cuba) e México (Universidad Autónoma de Yucatán , Universidad Nacional Autónoma de México, Fundación Cultural MACAY, Fabcity Yucatan).
A rede visa apoiar a formação de dois programas graduados (em Mérida e em Havana), idealmente um Programa de Duplo Grau, em Arte Contemporânea e Gestão Cultural, que serão ensinados em paralelo no México e em Cuba usando novas ferramentas e‐Teaching e e ‐ learning. O projeto propõe o desenvolvimento de um processo de trabalho entre universidades americanas e europeias, com o apoio de profissionais independentes, especialistas da área de museus, gestão cultural e grupos da sociedade civil. Assume, como ponto de partida, o conceito de "construção multilateral", para o desenho conjunto de dois planos de estudos especializados, um para a Universidade UADY de Mérida e outro para a Universidade ISA de Havana, com o intuito de que sejam fundido num só.