Marco Martins, realizador, encenador e professor da Escola das Artes tem uma nova peça na Culturgest: A Colónia.
Encenada por Marco Martins, a peça parte de uma investigação da jornalista Joana Pereira Bastos, para o jornal Expresso – “Férias contra ditadura”, sobre as crianças que, no Verão de 1972, frequentaram uma colónia de férias para filhos de presos políticos nas Caldas da Rainha. Durante duas semanas, 18 crianças entre os 3 e os 14 anos, marcadas pela prisão dos pais e com um passado de clandestinidade e solidão, aprenderam pela primeira vez a brincar em conjunto e em liberdade. Marco Martins reúne um elenco de crianças e alguns dos participantes da colónia para trabalhar a partir das histórias e vivências pessoais e aproximar-se de uma reflexão mais ampla sobre a história, a memória e a opressão, numa peça em que o legado da música de intervenção é um aspeto fundamental.
O seu trabalho artístico surge, muitas vezes, do encontro com comunidades específicas e periféricas com quem desenvolve longos processos de criação, em que a vida e as histórias dos seus intérpretes se tornam a base das criações. Longe de um teatro dito documental, cada projeto implica uma procura partilhada da poesia do cotidiano.
A nova criação de Marco Martins estreia na quinta-feira, na Culturgest, em Lisboa, onde ficará em cena até dia 14 de dezembro de 2024.
Mais informações e bilhetes disponíveis aqui.