![cfelizardo macau](https://artes.porto.ucp.pt/sites/default/files/styles/asset_large/public/assets/images/macau_1.jpg?itok=WgT6ZxbY)
Ontem, na University of Saint Joseph em Macau, Carla Felizardo, Coordenadora da Licenciatura em Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, orientou uma conferência intitulada “A Preservação do Património Cultural e Artístico: Desafios atuais no domínio da Conservação e Restauro”. O evento, organizado pelo Departamento de História e Património da Faculdade de Letras, foi realizado em inglês e teve entrada livre.
![cfelizardo macau](https://artes.porto.ucp.pt/sites/default/files/styles/asset_large/public/assets/images/macau-carla.jpg?itok=oxUsq6RA)
Durante a sessão, Carla Felizardo aprofundou o conceito de preservação do património histórico e artístico, destacando a importância do papel do conservador-restaurador. Quem é este profissional? Quais são as suas funções e responsabilidades? Qual a sua formação? Estas foram as principais questões abordadas durante a conversa.
Durante a conferência, a professora explicou as várias funções e responsabilidades do conservador-restaurador, assim como a sua formação e o processo de tomada de decisão na escolha das metodologias de intervenção mais adequadas para cada objeto ou coleção. Para além disso, apresentou uma breve análise histórica da evolução deste campo, refletindo sobre como as técnicas e abordagens na conservação e restauro têm mudado ao longo do tempo.
Com este evento, a University of Saint Joseph proporcionou uma importante plataforma de discussão sobre a preservação do património.