
Spring Seminar 2021 · Spectrology, Haunting and Ghosts
6-7 MAI 2021
Call for Papers: 21 FEV 2021
Keynote Speakers and Artist Talks
Isabel Capeloa Gil
João Pedro Rodrigues
José Bértolo
José Bértolo
Margarida Medeiros
Noé Sendas
Ulrich Baer
Algumas obras de arte, do cinema às artes visuais e à fotografia, absorveram fenómenos como fantasmas, zombies, doenças, morte, espectros, aparições e outras formas de estados de ser "entre". Este tipo de liminalidade é uma forma de trazer para o nosso presente histórico a sua profunda ambiguidade.
As imagens são ontologicamente problemáticas na sua abordagem da realidade. São sempre uma representação de um tempo e um espaço, e a sua manipulação põe em causa a sua indexicalidade.
Esta liminalidade de fantasmas, espectros e aparições é também uma forma de analisar a complexidade do nosso presente histórico, tanto na sua linearidade como no seu cruzamento com o passado, o presente e o futuro. Por esse motivo, estes estados "entre" discutem assuntos de um passado traumático, e são empoderamento para mudar o futuro. Isto é, o passado traumático assombra o presente histórico exigindo novas formas de conhecer o mundo e a história que irá transformar as estruturas de poder.
Este seminário pretende mapear e discutir manifestações contemporâneas em arte e cinema destes fenómenos.
São aceites comunicações nos seguintes tópicos:
- Teoria crítica sobre espectrologia, assombração e fantasmas
- Cinema e artes visuais que incorporem ou se relacionem com fantasmas, zombies e pessoas mortas
- Espaços de liminalidade em cinema e arte contemporânea
- Obras de arte que usem espectrologia, assombração e fantasmas como meios para falar de trauma
- Estruturas narrativas alternativas que lidem com estes estados "entre"
- Como algumas imagens assombram o presente histórico
- Desocultação de arquivos
Por favor sigam as instruções para submissão disponíveis aqui.
Spring Seminar 2021 · Spectrology, Haunting and Ghosts
6-7 MAY 2021
Call for Papers: 21 FEB 2021
Keynote Speakers and Artist Talks
Isabel Capeloa Gil
João Pedro Rodrigues
José Bértolo
José Bértolo
Margarida Medeiros
Noé Sendas
Ulrich Baer
Some artworks, from cinema to visual arts and photography, have absorbed phenomena like ghosts, zombies, illness, death, spectra, apparitions, and other kind of “in-between” states of being. This kind of liminality is a way of bringing forward in our historical present its profound ambiguity.
Images are ontologically problematic in their approach to reality. They are always a representation of a time and a space, and their manipulation puts into question their indexicality.
This liminality of ghosts, spectra and apparitions is also a way of analyzing the complexity of our historical present, in both its linearity and a cross-over of past, present and future. Therefore, these “in-between” states discuss issues of the traumatic past, as are empowerments to change the future. That is, the traumatic past haunts the historical present demanding new ways of knowing the world and history that will transform power structures.
This seminar aims to map and discuss contemporary manifestations in art & cinema of these phenomena.
We welcome papers on the following topics:
- Critical theory on spectrology, haunting and ghosts
- Cinema and visual arts that incorporate or relate to ghosts, zombies or dead people
- Spaces of liminality in cinema and contemporary art
- Artworks that use spectrology, haunting and ghosts as means to speak trauma
- Alternative uses of narrative dealing with these “in-between” states
- How certain images haunt the historical present
- Uncovering archives
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