Daniel Ribas, coordenador do Mestrado em Cinema da EA e diretor do Citar, escreveu um artigo na edição 94 da Cinema Scope - Spring 2023, uma das mais importantes publicações da área do Cinema.
O artigo, intitulado “Imitações da Vida: Os Melodramas de João Canijo”, foca-se nos filmes do cineasta contemporâneo português João Canijo - que é também artista visitante da EA – com destaque para o seu último díptico "Mal Viver"/"Viver Mal", e aborda a família, casa e violência para ler os novos filmes do diretor, estreados e premiados em Berlinale - Berlin International Film Festival.
O projeto, em díptico, foca “um hotel de ângulos complementares: a história da família que dirige o hotel (Bad Living), e dos hóspedes que o ocupam temporariamente (Living Bad). São peças do mesmo esforço ambicioso: retratam o amor materno, e como este se torna um afeto sufocante.”.
No início deste ano, João Canijo venceu o Silver Bear Jury Prize na 73º edição do Festival Internacional de Berlim - um dos mais prestigiados prémios recebidos na história do cinema português.
A edição digital está disponível em: https://cinema-scope.com