Quinta-feira, July 15, 2021 - 16:32

Arjuna Neuman nos Contemporary Artistic Fabrication week da Escola das Artes

O artista e realizador Arjuna Neuman participou no ciclo de workshops Contemporary Artistic Fabrication do Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes. Durante uma semana, o programa de doutoramento preparou um conjunto de workshops direcionados para os seus estudantes/investigadores/artistas dirigido por artistas e programadores com uma forte conexão com as práticas artísticas contemporâneas.

O workshop com Arjuna Neuman decorreu nos dias 14 e 15 de julho com o título "Worldbuilding with Mixtapes". Neste workshop os participantes – alunos do Doutoramento e de mestrados da EA – criaram uma mixtape coletiva explorando o inconsciente ecológico da música contemporânea, de uma perspetiva decolonial. Além da experimentação com algumas técnicas básicas de edição áudio, este workshop permitiu pensar sonicamente de forma especulativa.

Arjuna Neuman é um artista, realizador e escritor. O seu trabalho já foi apresentado em espaços como a Whitechapel Gallery, London; Istanbul Modern, Istanbul; Sharjah Biennial, UAE; Bergen Assembly, Norway; na NTU Centre for Contemporary Art, Singapore; the 56th Venice Biennale e SuperCommunity; na Haus Der Kulturen der Welt, Berlin; at KEM, Warsaw; at Ashkal Alwan and the Beirut Art Center, Beirut; Le Gaite Lyric, Paris; no Canadian Center for Architecture; e na Rat School of Art, Seoul, entre outros. Como autor publicou ensaios na Relief Press, Into the Pines Press, The Journal for New Writing, VIA Magazine, Concord, Art Voices, Flaunt, LEAP, Hearings Journal, e no e-flux journal.

Nos dias 12 e 13 de julho o professor André Perrotta conduziu dois workshops: um de fabricação digital para a produção de objetos físicos em contexto artístico, com recurso a tecnologias CAD, CAM e CNC; e outro sobre programação computacional, com uma perspetiva transversal da filosofia à tecnologia. No dia 16 de julho Diogo Tudela orienta o workshop Objetos como Briquedos / Brinquedos como funções – código e estética.

O Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes encoraja investigação experimental baseada em ambientes multidisciplinares, promovendo a convergência entre diferentes áreas de investigação (Belas Artes, Cinema, Som e Imagem, Música, New Media Art, Engenharia, etc).

Cursos nesta área