Terminou no passado sábado, dia 8 de julho, a Porto Summer School on Art & Cinema 2023: Party Studies. A quinta edição do curso avançado em arte e cinema foi um sucesso e superou as expectativas, verificando-se uma grande afluência de público que esgotou várias sessões da programação cultural disponibilizada de forma gratuita pela Escola das Artes.
Muitos workshops, performances, conversas, sessões de cinema, festas e muita diversidade couberam nesta edição que trouxe ao Porto um conjunto de artistas, realizadores, curadores e performers para discutir o tema da Festa.
Durante uma semana, os participantes inscritos na Summer School estudaram (e a praticaram) a FESTA, como um conceito de mudança e para cultivar a alteridade. Durante cada dia, os participantes tiveram a oportunidade de participar em workshops com Pedro Duarte, Clareese Hill, Marie de Brugerolle e Jazmin Lopez, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Ngo Chun Tse, Carla Filipe e Post Brothers, Piny e Leo Soulflow, Jessica Mitrani.
Ao longo de seis dias, com uma programação intensa dentro e fora de portas, a Summer School contou com atividades abertas à comunidade que decorreram no período da noite. Recorde-se que Porto Summer School on Art & Cinema realizou-se entre 3 e 8 de julho, na Escola das Artes, no Batalha Centro de Cinema, em Serralves e no Passos Manuel.
O balanço dos workshops e das sessões públicas não podia ser melhor. Destaca-se Tim Bernardes que abriu o programa na noite de segunda-feira, dia 3 de julho, esgotando os lugares disponíveis para o evento - mais de 250 pessoas marcaram presença na Escola das Artes para assistir à conferência-performance do cantor brasileiro. Na terça-feira, o Batalha Centro de Cinema ficou lotado para a exibição do filme “Si yo fuero el invierno mismo”, com a presença da realizadora Jazmín López e mediação de Marie de Brugerolle. Na quarta-feira, Serralves acolheu uma apresentação de filmes realizados por Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, seguida de uma conversa com a dupla. Na quinta e sexta-feira, os eventos foram dedicados à dança, com uma festa no Passos Manuel, que contou com atuações de DJ Abraxas e Rare Romance, e na Escola das Artes com Piny, Leo Soulflow, André Cabral e Baronesa. O Teatro Praga encerrou o programa público no sábado, dia 8 de julho, reunindo trabalhos mais recentes do coletivo, mas também alguns trabalhos inéditos, que contaram com a participação especial de vários convidados.