O Estrangeiro
Programa de Concertos, Conferências, Exposições e Performances
Curadoria de Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Ribas, José Aberto Gomes e Nuno Crespo
20 fev a 29 mai
Entrada livre
Em 2025, o programa anual de concertos, conferências, exposições e performances, organizado pela Escola das Artes e o CITAR, irá procurar discutir a questão do estrangeiro, com curadoria de Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Ribas e Nuno Crespo. Este programa inclui uma série de Dashed Concerts, com curadoria de José Alberto Gomes.
Seguindo Derrida nos seus escritos sobre a hospitalidade, iremos perguntar-nos se a questão do estrangeiro não seria, de facto, uma questão do estrangeiro, quer dizer, uma questão vinda do estrangeiro, de fora.
Esta sugestão convida-nos a confrontar o carácter recalcitrante da chegada do estrangeiro, do estranho, o modo como nos inquieta e o que nos traz.
A questão do estrangeiro é assim concebida como uma intimação colocada por aquele que chega, intimação que começa com as condições dessa chegada.
Este ponto de partida guiará o nosso ciclo internacional de conferências em torno do modo como a arte e o pensamento respondem a esta intimação premente numa tentativa de circunscrever artisticamente o conceito de hospitalidade e os seus detractores históricos e contemporâneos.
A história recente do continente europeu e os movimentos migratórios para a Europa tornam esta questão central na actualidade. Se a chegada do estrangeiro nos interpela, a hospitalidade, ou a falta dela, é possivelmente uma projeção dos nossos medos.
Mas será a hospitalidade apenas uma realidade política e económica? Qual é a sua dimensão espiritual e individual? O que é que a arte e o pensamento contemporâneos nos ensinam sobre a forma como acolhemos os outros, sobre muros ou portas fechadas e sobre a aproximação ao estranho e à estranheza?
Nuno Crespo, 2025