A 11ª edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival arrancou no dia 22 de novembro e terminou no passado sábado, dia 30 de novembro. Entre os filmes distinguidos, “Uma Crosta de Ferro” de Vasco Barbedo conquistou o Prémio Canal 180, na secção Cinema Novo.
Segundo a declaração do Júri, Uma Crosta de Ferro “(…) evidencia o gesto de realização mais forte. O filme apresenta uma forma cinematográfica original em prol de uma visão precisa sobre a classe trabalhadora no Portugal de hoje.”.
O prémio da Competição Cinema Novo do Canal 180, dedicado a filmes realizados por estudantes portugueses ou a estudar em Portugal, consagra um valor de 500€ ao filme vencedor.
A lista dos vencedores do Porto/Post/Doc 2024 pode ser consultada aqui.UMA CROSTA DE FERRO de Vasco Barbedo (Documentário, 20 minutos)
Sinopse:
Um diálogo ambientado numa zona industrial algures no Norte de Portugal. O ouvinte, de nacionalidade portuguesa, coloca as perguntas, e recebe as respostas do interlocutor, de nacionalidade brasileira. Reflexão sobre o trabalho fabril, a indústria, o esforço do trabalhador, a poluição e o papel do imigrante na nossa sociedade.