Resumo:
As comunidades educativas são todas diferentes, compostas por perfis heterogéneos de professores e alunos. Por outro lado, as realidades políticas, sociais, económicas ou culturais variam enormemente de região para região, pelo que facilmente observamos desigualdades no acesso a diferentes oportunidades e estratégias de ensino ou aprendizagem. O projeto INSERT pretende desenhar, implementar, testar e disseminar uma metodologia teórico-prática de literacia fílmica e produção cinematográfica em contextos educativos. Responde à necessidade contemporânea de flexibilidade e inclusão nas escolas, promovendo uma linguagem artística e uma estratégia de aprendizagem e ação que aproximará todos os intervenientes da comunidade escolar em torno de projetos autónomos, criados a partir e em função de cada contexto. INSERT consistirá num conjunto de recursos que orientarão professores e alunos no contacto e na experimentação em torno da sétima arte, devidamente contextualizados, apresentados e acompanhados pela equipa de investigação. O projeto será testado em cinco escolas do Norte de Portugal para depois poder ser disseminado numa escala mais global, quer nacional quer internacional. Pretende ser uma ferramenta para todos, inclusiva e flexível, de modo a que a literacia fílmica ultrapasse as barreiras geográficas, culturais ou económicas que tantas regiões ainda hoje enfrentam.
Ref. Projeto: EXPL/CED-EDG/0716/2021
Concurso de Projetos de Investigação de Caráter Exploratório (PeX) em Todos os Domínios Científicos (Fundação para a Ciência e Tecnologia)
Estado: em curso
Grupo de investigacao: Cinema e Artes Visuais
Investigador principal:
PI - Pedro Alves (CITAR) ; Co-PI – Jaime Neves (CITAR)
Elementos da equipa (afetação):
Armando Ramos (CITAR); Carlos Natálio (CITAR); Carlos Ruiz Carmona (CITAR); Daniel Ribas (CITAR); José Matias Alves (CEDH); Luís Teixeira (CITAR); Maria Ilídia Cabral (CEDH).
Financiamento: 50K
Duração: 18 meses (janeiro de 2022 a junho de 2023)