7 FEV 2023- 28 FEV 2023, 18:30 | AUDITÓRIO ILÍDIO PINHO
Programação de Leonardo Polita
Identità
A “identidade” é utilizada para se referir ao “rosto” social de cada um - como se percebe e como este é visto pelos outros. O "eu" é geralmente usado para se referir ao sentido de "quem eu sou e o que sou". Neste ciclo pretende-se, através da escolha de três longas-metragens, explorar o meio da identidade, de modo a chegar a uma conclusão sobre o “eu”.
Para além do tema constante de sentido de identidade e existencialismo nos três filmes escolhidos para este ciclo, uma terceira semelhança é a de que as personagens principais passam todas por algum tipo de cirurgia, que acaba por tapar, alterar ou desconfigurar o rosto destas mesmas. Ao retirarmos a parte mais ‘personificável’ do nosso corpo, ficamos apenas com um corpo, e para nos distinguirmos dos outros, temos que recorrer ao que é único em cada um de nós, e o que nos distingue.
Nesta seleção de longas metragens, o tema da identidade irá ser abordado de diversos meios e modos, uns mais em cima da pele, enquanto que noutros pode até nem ser o ponto fulcral da história. Os primeiros dois filmes The Face of Another (1966) e Seconds (1966), retratam ambos a história de um homem que sofre uma operação alterando por completo o seu aspeto visual. No primeiro, esta nova cara acaba por alterar a sua personalidade e modo como este interage com outros, e como ele próprio pensa de si mesmo, havendo uma constante batalha sobre o que é o “eu”. Porém, ao contrário do que acontece em Seconds (1966), a operação vem por necessidade e não por vontade/curiosidade. Já no filme de Frankenheimer, a personagem de Rock Hudson recebe uma chamada misteriosa de um antigo amigo falecido que lhe explica que existe uma segunda oportunidade na vida, um recomeço. Através de uma simples operação este pode parecer vinte anos mais novo, e viver a sua vida de sonho, numa casa da praia, onde o seu ofício é ser pintor. Porém será que ele conseguirá manter a sua antiga vida um segredo?
Estes dois filmes apresentam a ideia de identidade num meio realista, com histórias não tão fora do comum, apresentando ideias sobre o que é ser humano, através da perspetiva de humanos. O filme que conclui o ciclo, Under the Skin, em contraste com estes dois, já decorre quase 5 décadas depois e situa-se no universo da ficção científica. Este explora o que significa ser humano através da lente de uma entidade que vem para a Terra e acaba por se fascinar com a personalidade de um homem desfigurado, que a ajuda no seu caminho para se tornar humana.