Dashed Concert: Tomé Silva
O Estrangeiro
Programa de Concertos, Conferências, Exposições e Performances 2025
29 Maio às 18:30
Auditório Ilídio Pinho – Blackbox
Entre a eletrónica, a canção e aexperimentação, Tomé Silva (aka TOMÉ) tem vindo a construir um percurso singular entre a produção, a composição e a bateria.
Com trabalhos que vão do jungle de All I Am Is We à produção de Suspiro..., de Maria Reis, passando por colaborações e projectos paralelos, regressa este ano com Quando Voltar ao Chão, editado pela portuense Fera Felina.
A partir de field recordings, improvisaç~ões e colagens, Tomé constrói um espaço onde o tempo parece suspenso.
Tomé Silva, é um produtor, compositor e instrumentista Almadense.
Desde 2016 surge uma forte corrente de lançamentos, quer de forma independente por meio das suas contas de Soundcloud ou Bandcamp, quer através de diversas editoras também independentes (Rotten Fresh, Angel, Fera Felina, surf). O seu trabalho define-se por uma falta de fronteiras estilísticas, que podem ir de música de dança e ambiente até música improvisada ou canção. Trabalhou e trabalha intimamente em projetos com Farpas, Bejaflor e Maria Reis, sendo atualmente o baterista da formação ao vivo da última e de Panda Bear (projeto a solo de Noah Lennox). A relação com este meio artístico zela sempre pela procura do acidente, da fragilidade, do espiritual e da contradição como meios para um fim que seja simultaneamente desconhecido e familiar, recorrendo regularmente ao uso de samples e colagens com as mais variadas origens.