Porto Summer School on Art & Cinema 2025
Technology/Transformation
30 Jun a 04 Jul
2 de julho
21:30, Sessão de Cinema + Q&A
O Homem da Multidões, Cao Guimarães e Marcelo Gomes
Cinema Trindade
Conversa no final entre Cao Guimarães e Inês Grosso
O Homem das Multidões
Fic, 2013, 95’
Belo Horizonte, Minas Gerais: duas histórias de solidão diferentes. Juvenal (Paulo André), condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. Para se sentir melhor mistura-se na grande multidão da cidade.
Margô (Sílvia Lourenço), revisora da estação de metro, não consegue se desprender das redes sociais, trocando o mundo real pelo mundo virtual.
Cao Guimarães é cineasta e artista plástico, nasceu em 1965 em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, o artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), dentre outras.
Atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. Começou a produzir mais no final dos anos 80, o artista tem obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), entre outras. É representado pela Galeria Nara Roesler, de São Paulo e Galerie Xippas (Paris e Montevideo).