Porto Summer School on Art & Cinema 2025
Technology/Transformation
30 Jun a 04 Jul
3 de julho
21:15, Sessão de Cinema + Q&A
Hacked Circuit + Last Things, Deborah Stratman
Batalha Centro de Cinema
Conversa no final entre Deborah Stratman e Daniel Ribas
Hacked Circuit
Doc, 2014, 15’
Um retrato coreografado, num único plano, do processo de Foley, revelando múltiplas camadas de fabrico e imposição. O percurso circular da câmara move-nos para dentro e para fora de um palco de Foley em Burbank, CA. Ao retratar artistas de som a trabalhar, os mecanismos de apoio tipicamente invisíveis da produção cinematográfica são expostos, tal como o são, por extensão e citação, as violações governamentais da privacidade individual.
Last Things
Doc/Fic, 2023, 50’
Evolução e extinção do ponto de vista das rochas e de vários outros futuros. A geo-biosfera é apresentada como um lugar de possibilidade evolutiva, onde os humanos desaparecem mas a vida perdura.
A artista e cineasta Deborah Stratman cria obras que investigam questões de poder, controlo e crença, explorando como os lugares, ideias e a sociedade estão entrelaçados. Ela considera o som como a ferramenta multifuncional definitiva e o tempo como sobrenatural. Projetos recentes abordaram temas como liberdade, vigilância, discurso público, buracos de subsolo, levitação, ortópteros, aves de rapina, cometas, evolução, extinção, êxodo, irmandade e fé. Tem exibido as suas obras internacionalmente em espaços como MoMA (NY), Centre Pompidou (Paris), Hammer Museum (LA), Witte de With (Roterdão), PS1 (NY), Tabakalera (San Sebastián), Austrian Film Museum (Viena), Yerba Buena Center (SF), MCA (Chicago), Whitney Biennial (NY) e realizou projetos específicos para locais com instituições como o Center for Land Use Interpretation, Temporary Services, Hallwalls, Mercer Union e Ballroom Marfa. Os filmes de Stratman foram amplamente exibidos em festivais e conferências como Sundance, Viennale, Berlinale, CPH:DOX, Oberhausen, True/False, TIFF, Locarno, Rotterdam, Flaherty e Docs Kingdom. Foi premiada com bolsas Fulbright, Guggenheim e USA Collins Fellowships, do Alpert Award, do Sundance Art of Nonfiction Award, Graham Foundation, Harpo Foundation e Wexner Center for the Arts. De momento vive em Chicago, onde leciona na University of Illinois.