A Brotéria, a Escola das Artes e a UDIP da Universidade Católica Portuguesa no Porto promovem nos dias 11 e 12 de novembro, o curso "Paul Tillich, a autonomia das artes e a sua dimensão religiosa", orientado por P. João Norton SJ. Em abril de 2025, realiza-se o segundo curso da Brotéria no Porto, sob a temática "a crise moderna na arte sacra".
Tillich, a autonomia das artes e a sua dimensão religiosa
11 e 12 novembro 2024
18:00 – 19:30
Sala EA008
Inscrições aqui
· Geral: 15€
· Alunos e colaboradores UCP: 10€
O valor reverterá para projetos sociais.
Paul Tillich, a autonomia das artes e a sua dimensão religiosa
As artes são uma realidade transversal a todas as culturas e religiões. O Cristianismo, em particular, teve um grande protagonismo na história da arte ocidental como fonte de inspiração artística. No entanto, desde as vanguardas artísticas do século XX que a secularização da cultura e a autonomia das artes alterou em muito os dados dessa convergência. Não será que as artes na sua autonomia continuam a abrir o mundo espiritual, e mesmo religioso, a que o ser humano tanto aspira?
Neste curso, abordamos esta problemática e estas questões a partir da teologia da cultura e da arte de Paul Tillich, um dos teólogos do século XX que se interessaram pela arte do seu tempo e das suas relações com a religião e o Cristianismo.
Mais informações aqui.