Cursos Brotéria no Porto

Inscrições aqui
· Geral: 15€
· Alunos e colaboradores UCP: 10€
O valor reverterá para projetos sociais.

A Brotéria, a Escola das Artes e a UDIP da Universidade Católica Portuguesa no Porto promovem nos dias 11 e 12 de novembro, o curso "Paul Tillich, a autonomia das artes e a sua dimensão religiosa", orientado por P. João Norton SJ. Em abril de 2025, realiza-se o segundo curso da Brotéria no Porto, sob a temática "a crise moderna na arte sacra".

Paul Tillich, a autonomia das artes e a sua dimensão religiosa

As artes são uma realidade transversal a todas as culturas e religiões. O Cristianismo, em particular, teve um grande protagonismo na história da arte ocidental como fonte de inspiração artística. No entanto, desde as vanguardas artísticas do século XX que a secularização da cultura e a autonomia das artes alterou em muito os dados dessa convergência. Não será que as artes na sua autonomia continuam a abrir o mundo espiritual, e mesmo religioso, a que o ser humano tanto aspira?

Neste curso, abordamos esta problemática e estas questões a partir da teologia da cultura e da arte de Paul Tillich, um dos teólogos do século XX que se interessaram pela arte do seu tempo e das suas relações com a religião e o Cristianismo.

A crise moderna na arte sacra

1, 2 e 3 abril 2025
Sala EA008

A crise moderna na arte sacra

A arte sacra, nas sociedades secularizadas do século XXI, fará sentido? Que arte queremos ou podemos ter nas igrejas hoje? O cristianismo gerou um património e uma tradição artística invulgarmente rica e criativa. Como lhe dar continuidade e atualidade? Estas questões abrem uma problemática que veio à luz no século XX em pleno movimento da arte moderna e que apenas se complexificou com o desenvolvimento das expressões artísticas do nosso tempo.
Neste curso, revisitamos aspetos práticos e teóricos da crise da arte sacra moderna que projetem alguma luz sobre a situação presente.

Inscrição aqui
Geral: 15€
Alunos e colaboradores UCP: 10€

Padre brotéria

P. João Norton SJ
Jesuíta desde 1990, João Norton é licenciado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Completou a sua formação na Companhia de Jesus com uma especialização em Estética e Filosofia da Arte em Louvain-la-Neuve, e em Teologia da cultura, em Paris, com uma tese sobre "a crise moderna da arte sacra”. É atualmente assistente convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, residindo na comunidade da Brotéria desde 2011.

A Brotéria é um centro cultural dos jesuítas, no Bairro Alto, que promove o encontro entre a fé cristã e as culturas urbanas contemporâneas. Nasce como revista, hoje centenária, e conta com uma galeria de arte contemporânea, uma biblioteca e uma programação cultural vasta e ativa. Abre portas ao exercício do encontro e do diálogo como laboratórios performativos — umas vezes desejados e procurados, outras vezes imprevistos e desconfortáveis, tendo consciência e assumindo o risco que implica qualquer exposição. Procura fazê-lo sempre de um modo renovado, adotando uma postura humilde e hospitaleira e colocando a tónica mais do lado da ação do que do da declaração. Põe em comum o conhecimento erudito, edificando uma comunidade que busca a beleza, a verdade e a hospitalidade.

Out
Out