Cineclube EA · Sessão Filmes Premiados Cinanima 2023

Auditório Ilídio Pinho

PortoUnião das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Porto4150
Show map

Sessão especial em colaboração com o Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. Mostra de filmes premiados na edição de 2023 do Festival, ao abrigo da iniciativa Cinanima nas Universidades 2024.

15 OUT · 18:30 · entrada livre
Auditório Ilídio Pinho

PROGRAMA DA SESSÃO / *Duração total: 65'

de Filipa da Costa Gaspar
Portugal, 2023, 5’

Um grupo de pessoas viaja num comboio e falam sobre o conceito de ”lar” sobre o que ganham e perdem ao mudar para outro país. Desde as pequenas coisas até às grandes emoções, acompanhamos a sua jornada enquanto os passageiros se exploram a si mesmos e uns aos outros numa conversa significativa.

(Prémio Jovem Cineasta Português)

Telsche
de Sophie Colfer, Ala Nanu
Polónia, 2023, 8’

A história de uma pequena ilha isolada ao longo de vários milénios; uma lição significativa sobre a natureza humana. Desde a ascensão à riqueza até à queda final para a ruína, o filme explora os diferentes capítulos da ilha ao longo do tempo. um amontoado de rochas, um depósito maciço de guano, um oásis tropical.

(Distinção a melhor sonoplastia)

The Garden of Heart
de Olivérs Hégyi
Hungria, 2022, 11’

Um jovem aspirante a pintor com baixa autoestima está na última entrevista no departamento de pintura da Academia de Belas Artes. Enquanto aguarda a sua entrevista, os seus demónios.

(Prémio para a melhor curta-metragem mais de 8 até 16 minutos)

Quase me Lembro
de Dimitri Mihajlovic, Miguel Lima
Portugal, 2023, 9’

Uma mulher deambula por entre a impermanência das suas memórias de infância, tentando reconstruir a história da casa onde viveu o seu avô.

(Prémio António Gaio - Melhor Filme na Competição Nacional)

Rosemary A. D. (After Dad)
de Ethan Barrett
Estados-Unidos, 2023, 10’

Enquanto embala a sua recém-nascida, um pai questiona-se se a sua filha estaria melhor sem ele e imagina a vida dela quando ele se for. Completamente desenhado à mão com lápis de cera.

(Prémio do Público)

Retrato de Família
de Lea Vidajovic
Croácia, 2023, 15’

À medida que o Império Austro-Húngaro vacila à beira do colapso, Andras e a sua filha ficam surpreendidos com a visita do irmão de Andras, Zoltan, que chega acompanhado pela sua numerosa família.

(Prémio Especial do Júri)

Our Uniform
de Yegane Moghaddam
Irão, 2023, 7’

Uma rapariga iraniana revela as suas memórias escolares através dos vincos e tecido do seu velho uniforme. Ela admite que não passa de uma "fêmea" e explora as raízes desta ideia nos seus anos de escola.

(Grande Prémio CINANIMA 2023 Curtas-metragens - Prémio Cidade de Espinho)

Out
Out