Câmara-Corpo. Mostra de Cinemas Indígenas #5

Domingo, Março 17, 2024 - 21:30

Trindade

Rua do Almada 412
PortoUnião das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, Porto4050-034
Portugal
Show map

17 MAR · 21:30 · entrada livre
Cinema Trindade

Mostra Câmara-Corpo. Mostra de Cinemas Indígenas - Sessão 5

Tendo como mote a estreia em Portugal do mais recente filmes de João Salaviza e Renée Messora, "A Flor do Buriti" e a aula aberta que ambos darão no dia 14 de Março, no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes, como parte do Programa anual de Concertos, Conferências, Exposições e Performances 2024, dedicado ao tema "Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões", o cinema Trindade associa-se ao evento com uma Mostra de Cinemas Indígenas.

Este é um programa construído em parceria com o forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte que em 27 edições anuais tem como uma das prioridades em sua programação a apresentação e reflexão acerca da filmografia produzida por realizadoras e realizadores de diferentes povos indígenas que vivem hoje no Brasil.

Flor

Crowrã / A Flor do Buriti (2023) -  João Salaviza e Renée Nader Messora

Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a Ditadura Militar, o Estado Brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sangrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência.

* Sessão comentada por Hỳjnõ Krahô, Cruwakwỳj Krahô, Renée Nader Messora e João Salaviza

 

Últimas Notícias

Próximos Eventos

23
Abr
18:30
24
Abr
18:30