The Event · Sergey Loznitsa · Cineclube EA

Sobytie / The Event
de Sergey Loznitsa
Holanda, Bélgica 2015, 74'

Em Agosto de 1991, uma tentativa falhada de golpe de estado liderada por um grupo de comunistas veio a determinar o fim do regime soviético que durava há já sete décadas. A URSS colapsou e a bandeira tricolor da Federação Russa foi hasteada sobre o Kremlin. Enquanto o presidente Gorbachev era detido pelos líderes do golpe, as rádios e canais televisivos estatais passavam “O Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky e milhares de protestantes juntavam-se diante da Casa Branca de Moscovo, preparando-se para defender a oposição democrática liderada por Boris Yeltsin. Um quarto de século depois destes eventos Sergei Loznitsa revisita os dramáticos acontecimentos de Agosto de 1991 e reflete sobre um evento conhecido mundialmente como tendo dado origem à “Democracia Russa”. Mas o que é que de facto aconteceu nesse mês? Quais eram as forças que guiaram as multidões até à Praça do Palácio em Leningrado? O que é estamos de facto a testemunhar: o colapso ou a reformulação criativa do regime? Quem são estas pessoas que olham a câmara: vencedores ou vítimas?

12 MAI · 21:30
Cinema Passos Manuel  * Sessão seguida de conversa com a realizador

O Cineclube EA associa-se ao programa do Spring Seminar 2023 dedicado ao tema da Montagem, exibindo o filme "The Event" de Sergey Loznitsa, que será um dos conferencistas convidados. A sessão terá lugar no Cinema Passos Manuel e será seguida de um Q&A com o realizador. Esta sessão é organizada em parceria com o Festival Porto/Post/Doc.

Sobytie / The Event
de Sergey Loznitsa