Cineclube EA: Understory

Margarida Cardoso

Contactos

Cineclube 2023-24

equipa do Cineclube EA 2023/24
 António Barata
Carolina Rebelo
Diana Monteiro
Diogo Pinto
Fernando Machado
Francisca Dores
Gabriel Andrade
Gabriel Luna
João Pinto
José Antunes
Luísa Alegre
Mariana Machado
Patrícia Pereira
Sofia Tavares


com o apoio de
Carlos Natálio

 

Mais Informações

Understory
de Margarida Cardoso

Portugal, 2019, 81’

Um ensaio pessoal sobre uma planta e todas as suas ramificações culturais e económicas: o cacau.
Viajando por São Tomé e Príncipe, Inglaterra e Brasil, a realizadora conduz-nos do passado ao presente, desmantelando os esquemas da opressão colonial europeia.

16 Abr às 18:30 
Auditório Ilídio Pinho   
Sessão Especial em colaboração com o Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões e em antecipação da aula aberta de Margarida Cardoso que decorrerá no dia 18 de Abril, pelas 18:30 no Auditório Ilídio Pinho

 

Os mesmos gestos, os mesmos lugares, as mesmas mãos
As feridas e as falsidades do passado colonial são uma constelação que o cinema de Margarida Cardoso, que viveu em Moçambique até aos 12 anos, tem procurado habitar. Uma habitação feita de ficções (A Costa dos Murmúrios, 2004; Yvone Kane, 2014; Banzo, 2024) e de documentários (Natal 71, 1999; Kuxa Kanema, O Nascimento do Cinema, 2003; Understory, 2019; Sita: A Vida e o Tempo de Sita Valles, 2022). Mas talvez essa passagem não seja muito rígida. Banzo parece ter ido buscar algo à viagem "recente" de Understory a São Tomé e ao universo do comércio do cacau; ou A Costa dos Murmúrios e depois Yvone Kane ao cinema moçambicano prometido e "destruído" de Kuxa Kanema.
Aliás, em Understory, guiada pela voz doce e suave da própria realizadora, a investigação dos trajectos históricos e económicos da plantação do cacau é apenas parte de uma viagem pessoal e sensorial, como uma balada triste e atenta, que vai pondo o cinema na mira da escuta das árvores e dos animais, dos planos que parecem ter todos os seres, dos mutualismos próprios da natureza.

Da voz off de Margarida Cardoso retiramos muitas coisas belas: dela desprende-se uma ideia de familiaridade com o espaço africano como se esse passado fílmico habitasse, fosse o understory de Understory; a sua voz é a bússola de uma viagem que é mais um fluir e uma fruição, onde o tempo vai apaziguando, um guia de uma curiosidade que transcende em muito aquilo que poderia ser o mais evidente num documentário de consciência social acerca da produção e comércio do cacau. Margarida Cardoso não se escusa a fazer o irónico raccord entre o escravo de outrora e o escravo de hoje, os novos-empresários-pobres-para-sempre que apanham o cacau e nem sequer nunca se aproximaram de um aeroporto e suas gifts shops onde o chocolate será vendido a preços que nada têm a ver com o que recebem.
Fá-lo, dizia, de forma engenhosa, colocando lado a lado, em split screen como dispositivo de ligação entre espaços e tempos, filmes coloniais portugueses de finais dos anos 20 e anos 30 e imagens de hoje.
A história encolhe-se, rima, pois, de forma empobrecedora.
Como se escuta a dado momento, são "os mesmos gestos, os mesmos lugares, as mesmas mãos" que perpetuam a exploração colonial e capitalista por outros meios.

Mas Understory parece rebater esse destino com uma proposta do cinema.
Neste conto botânico está esse conjunto de coisas indistintas e misteriosas (ficcionais, apetece escrever) que a câmara de Cardoso intui terem tanta ou mais importância para compreender toda essa dinâmica da relação comercial em torno de um fruto colhido em São Tomé e em outras zonas delimitadas de África e América do Sul.
Por debaixo da história estão as formigas em trocas mutualistas com outros bichos em busca de um pouco de açúcar do cacau, o cacaueiro que dá centenas de milhares de flores e só 0.1% de frutos, mas também um cão prestes a adormecer, um pássaro a debicar à chuva. É este olho atento aos detalhes que permite agigantar o espaço e o tema do filme.
Por extensão, o espectador devém viajante numa travessia que apetece que não tenha fim. Um espectador intemporal, curioso, em fusão com o cinema e com a abertura de espírito, genuína e bela, de Understory.

Carlos Natálio (professor da Escola das Artes, programador e crítico)

 

Contactos

Cineclube 2023-24

equipa do Cineclube EA 2023/24
 António Barata
Carolina Rebelo
Diana Monteiro
Diogo Pinto
Fernando Machado
Francisca Dores
Gabriel Andrade
Gabriel Luna
João Pinto
José Antunes
Luísa Alegre
Mariana Machado
Patrícia Pereira
Sofia Tavares


com o apoio de
Carlos Natálio

 

Mais Informações

Understory
de Margarida Cardoso

Portugal, 2019, 81’

Um ensaio pessoal sobre uma planta e todas as suas ramificações culturais e económicas: o cacau.
Viajando por São Tomé e Príncipe, Inglaterra e Brasil, a realizadora conduz-nos do passado ao presente, desmantelando os esquemas da opressão colonial europeia.

Contactos

Cineclube 2023-24

equipa do Cineclube EA 2023/24
 António Barata
Carolina Rebelo
Diana Monteiro
Diogo Pinto
Fernando Machado
Francisca Dores
Gabriel Andrade
Gabriel Luna
João Pinto
José Antunes
Luísa Alegre
Mariana Machado
Patrícia Pereira
Sofia Tavares


com o apoio de
Carlos Natálio

 

Related Events

24
Abr
18:30
07
Maio
15:15

Agenda

Abr

24
Fred Moten
Masterclass

Auditório Ilídio Pinho

Portugal
  • Aulas Abertas
  • Homepage

Mai

07
Spring Seminar 2025
Conferência

Auditório Ilídio Pinho

Rua de Diogo Botelho 1327
Porto4169-005
Portugal
  • Art Center
  • Cinema
  • CITAR
  • Homepage
  • New Media Art
07
Sarah Maldoror, A Life of Poetry and Struggles #1
Cinema

Auditório Ilídio Pinho

Portugal
  • Ciclos de Cinema
  • Cinema
  • Homepage
08
Vasco Araújo
Masterclass

Auditório Ilídio Pinho

Portugal
  • Aulas Abertas
  • Homepage
08
Sarah Maldoror, A Life of Poetry and Struggles #2
Cinema

Cinema Trindade Porto

Rua do Almada 412
Porto4050-034
Portugal
  • Ciclos de Cinema
  • Cinema
  • Homepage
09
Sarah Maldoror, A Life of Poetry and Struggles #3
Cinema

Auditório Ilídio Pinho

Porto4150
Portugal
  • Ciclos de Cinema
  • Cinema
  • Homepage
15
Geovani Martins
Masterclass

Auditório Ilídio Pinho

Portugal
  • Aulas Abertas
  • Conferências
  • Homepage
22
Open Day de Mestrados 2025
Dia aberto

Escola das Artes | Universidade Católica Portuguesa

Rua de Diogo Botelho 1327
Porto4169-005
Portugal
  • Animação
  • Homepage
  • Mestrado em Cinema
  • Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais
  • Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas
  • Mestrado em Som e Imagem
  • New Media Art
  • Sound Art & Design
22
Aline Motta
Performance

Auditório Ilídio Pinho

Portugal
  • Aulas Abertas
  • Homepage
28
Miguel Gomes
Masterclass

Auditório Ilídio Pinho

Portugal
  • Aulas Abertas
  • Conferências
  • Homepage
  • Masterclass