Cineclube EA: Overcoming the Forms of the Outer World

Ciclo

Contactos

Cineclube 2022-23

equipa do Cineclube EA
2020/21

Benjamim Gomes
Diogo Pinto
Francisca Dores
João Pinto
Leonardo Polita
Luísa Alegre
Luiz Manso
Maria Miguel
Mariana Machado
Miguel Ribeiro
Miguel Mesquita

 

com o apoio de
Carlos Natálio

Mais Informações

06 Jun às 18:30

An Industry and Its Irreplaceable Medium
de Zachary Formwalt 

South-Korea, 2022, HD video projection, 21'

Reproductive Exile
de Lucy Beech

2018-2023, 4K video, 30'

For a Life Long Disease of Copper
de Alice dos Reis

2021

Sight Leak
de Peng Zuqiang

2022

Qualities of Life: Living in the Radiant Cold 
de James Richards
EUA, 2022
 

sinopse da sessão:
Fluídos e capital fluem. Imagens e líquidos vazam.
O significado escorrega no meio de todo tipo de efervescência.
Reprodução - ou a sua negação - como um processo que se espalha por imagem, capital, trabalho, ideologia, humano e animal.
O primeiro programa da série é sensorial e corporal, mas profundamente engajado com as estruturas sociais e relações sociais extraídas tanto da história quanto projetadas em futuros especulativos.
O corpo e a imagem estão profundamente entrelaçados - desde a base material até às políticas (sexuais em constante mudança) do olhar.
Vale a pena lembrar que um dos primeiros espaços prototipicamente modernos de espetáculo (visual) foi o teatro das operações e dissecções.

 

 

13 Jun às 18:30

Grains of Truth a chapter from ADINA 
de Emilia Tapprest

(NVISIBLE.STUDIO)

Earthquakes
de Maya Watanabe

2017

VUCCA 
de Carlos Casas

2016

Aphotic Zone
de Emilija Škarnulytė

2022

The Unmanned - 1953 - The Outlawed 
de Fabien Giraud & Raphaël Siboni

2018

nimiia cétiï
de Jenna Sutela
2018

Black Cloud 黑云 
de Lawrence Lek

2021

 

sinopse da sessão:
No poema Burnt Norton de T. S. Eliot, um pássaro diz a humanidade / Não pode suportar muita realidade.
Para se sustentar sob o peso do mundo, a mente humana desenvolveu meios diversos - da mitologia à matemática - para mediar seus encontros, alterando e gerando agências materiais e imateriais no processo.
O cinema também participa desse comércio de mediação.
A tarefa de separar o que é sinal do que é ruído, o que é percebido do que é projetado, e o que é inerente do que é construído pode às vezes parecer uma missão impossível.
No entanto, num lugar onde a audiência permite que seus sentidos sejam enganados, o cinema é justamente o local para tal meditação.
Neste programa de filmes, a mente flui para outros recipientes, profundezas são sondadas, e um mar de agências — ambas alienígenas e familiares, se frequentemente esquecidas — dentro e fora subjugam os espectadores.

 

 

20 Jun às 18:30

Shokouk
de Pejvak (Rouzbeh Akhbari and Felix Kalmenson)

2022

Black Beauty (one channel) 
de Grace Ndiritu

2021

La cabeza mató a todos 
de Beatriz Santiago Muñoz

2014

Taxonomic Ambiguity
de Juan Arturo García

2022

You May Own the Lanterns, but We Have the Light (Pt. I Home Alone)
de Haig Aivazian

2022

 

sinopse da sessão:
Na dança da luz cintilante e no jogo de sombras, o tempo torce e vira-se. Espaços escurecidos, das cavernas antigas ao cinema, e dispositivos que conjuram imagens, da Fantasmagoria da lanterna mágica à televisão, permitem que o tempo e o espaço sejam dobrados, baralhados e cortados em novas configurações.
As cronologias desmoronam e os limites entre os vivos e os mortos confundem-se.
E, no entanto, a nova disposição parece perfeitamente plausível.
O controle dos efeitos da realidade do cinema, e dos media em geral, anda de mãos dadas com o controlo do próprio terreno da história e do conhecimento — uma batalha contínua, em andamento há milénios.
Que outros terrenos além do terreno desmoronado da modernidade são possíveis? Qual é a topografia do tempo Hauntológico? Estes filmes podem ser mapas; apesar da aparente linearidade de um filme, ele tece intrincadamente o tempo numa rede.

06 Jun a 20 Jun às 18:30 
Auditório Ilídio Pinho   

Overcoming the forms of the outer world
Este programa prescinde de um tema abrangente para uma constelação de linhas extrapoladas e imaginadas entre si.
Distribuídos por três sessões, os filmes deste programa trazem adiante uma cascata de conceitos, serpenteando entre motivos.
No geral, os filmes privilegiam a perceção, a sensação e o encontro, por vezes baseados numa narrativa, outras vezes não.
Embora não destinado a ser uma pesquisa, este programa procura representar uma ampla gama de práticas de imagem em movimento de artistas, da animação ao documentário especulativo.
A forma como as imagens são criadas nestes filmes frequentemente importa tanto quanto o que elas mostram.

As escalas mudam, os limites confundem-se, as formas dobram-se, e os sons infiltram-se.
Qualquer coisa viva ou não-viva, de plantas a algoritmos, pode assumir uma agência. Permutações e interpenetrações da tecnologia no humano, na paisagem, e em domínios além do planeta podem simultaneamente alienar e produzir uma intimidade próxima.
Nas profundezas — sejam do mar, da psique, ou espaços aparentemente adjacentes à inteligibilidade — encontros com alteridades concretas misturam-se com as projeções de sonhos.
A história acena com o seu fardo pesado e o futuro desperta num pull and push que é tanto interno quanto externo.
O presente parece suspenso em algum lugar num tédio cíclico e na perpétua e ansiosa possibilidade por um outro tipo de mundo, se não esta noite, então amanhã.

Ciclo de cinema com escolhas de Matthew C. Wilson, artista em residência na Escola de Artes em 2023, realizado em parceria com o programa InResidence da Câmara Municipal do Porto.

Contactos

Cineclube 2022-23

equipa do Cineclube EA
2020/21

Benjamim Gomes
Diogo Pinto
Francisca Dores
João Pinto
Leonardo Polita
Luísa Alegre
Luiz Manso
Maria Miguel
Mariana Machado
Miguel Ribeiro
Miguel Mesquita

 

com o apoio de
Carlos Natálio

Mais Informações

06 Jun às 18:30

An Industry and Its Irreplaceable Medium
de Zachary Formwalt 

South-Korea, 2022, HD video projection, 21'

Reproductive Exile
de Lucy Beech

2018-2023, 4K video, 30'

For a Life Long Disease of Copper
de Alice dos Reis

2021

Sight Leak
de Peng Zuqiang

2022

Qualities of Life: Living in the Radiant Cold 
de James Richards
EUA, 2022
 

sinopse da sessão:
Fluídos e capital fluem. Imagens e líquidos vazam.
O significado escorrega no meio de todo tipo de efervescência.
Reprodução - ou a sua negação - como um processo que se espalha por imagem, capital, trabalho, ideologia, humano e animal.
O primeiro programa da série é sensorial e corporal, mas profundamente engajado com as estruturas sociais e relações sociais extraídas tanto da história quanto projetadas em futuros especulativos.
O corpo e a imagem estão profundamente entrelaçados - desde a base material até às políticas (sexuais em constante mudança) do olhar.
Vale a pena lembrar que um dos primeiros espaços prototipicamente modernos de espetáculo (visual) foi o teatro das operações e dissecções.

 

 

13 Jun às 18:30

Grains of Truth a chapter from ADINA 
de Emilia Tapprest

(NVISIBLE.STUDIO)

Earthquakes
de Maya Watanabe

2017

VUCCA 
de Carlos Casas

2016

Aphotic Zone
de Emilija Škarnulytė

2022

The Unmanned - 1953 - The Outlawed 
de Fabien Giraud & Raphaël Siboni

2018

nimiia cétiï
de Jenna Sutela
2018

Black Cloud 黑云 
de Lawrence Lek

2021

 

sinopse da sessão:
No poema Burnt Norton de T. S. Eliot, um pássaro diz a humanidade / Não pode suportar muita realidade.
Para se sustentar sob o peso do mundo, a mente humana desenvolveu meios diversos - da mitologia à matemática - para mediar seus encontros, alterando e gerando agências materiais e imateriais no processo.
O cinema também participa desse comércio de mediação.
A tarefa de separar o que é sinal do que é ruído, o que é percebido do que é projetado, e o que é inerente do que é construído pode às vezes parecer uma missão impossível.
No entanto, num lugar onde a audiência permite que seus sentidos sejam enganados, o cinema é justamente o local para tal meditação.
Neste programa de filmes, a mente flui para outros recipientes, profundezas são sondadas, e um mar de agências — ambas alienígenas e familiares, se frequentemente esquecidas — dentro e fora subjugam os espectadores.

 

 

20 Jun às 18:30

Shokouk
de Pejvak (Rouzbeh Akhbari and Felix Kalmenson)

2022

Black Beauty (one channel) 
de Grace Ndiritu

2021

La cabeza mató a todos 
de Beatriz Santiago Muñoz

2014

Taxonomic Ambiguity
de Juan Arturo García

2022

You May Own the Lanterns, but We Have the Light (Pt. I Home Alone)
de Haig Aivazian

2022

 

sinopse da sessão:
Na dança da luz cintilante e no jogo de sombras, o tempo torce e vira-se. Espaços escurecidos, das cavernas antigas ao cinema, e dispositivos que conjuram imagens, da Fantasmagoria da lanterna mágica à televisão, permitem que o tempo e o espaço sejam dobrados, baralhados e cortados em novas configurações.
As cronologias desmoronam e os limites entre os vivos e os mortos confundem-se.
E, no entanto, a nova disposição parece perfeitamente plausível.
O controle dos efeitos da realidade do cinema, e dos media em geral, anda de mãos dadas com o controlo do próprio terreno da história e do conhecimento — uma batalha contínua, em andamento há milénios.
Que outros terrenos além do terreno desmoronado da modernidade são possíveis? Qual é a topografia do tempo Hauntológico? Estes filmes podem ser mapas; apesar da aparente linearidade de um filme, ele tece intrincadamente o tempo numa rede.

Contactos

Cineclube 2022-23

equipa do Cineclube EA
2020/21

Benjamim Gomes
Diogo Pinto
Francisca Dores
João Pinto
Leonardo Polita
Luísa Alegre
Luiz Manso
Maria Miguel
Mariana Machado
Miguel Ribeiro
Miguel Mesquita

 

com o apoio de
Carlos Natálio

Related Events

07
Maio
18:00
08
Maio
21:30

Agenda

Mai

07
Sarah Maldoror, A Life of Poetry and Struggles #1
Cinema

Auditório Ilídio Pinho

Portugal
  • Ciclos de Cinema
  • Cinema
  • Homepage
08
Sarah Maldoror, A Life of Poetry and Struggles #2
Cinema

Cinema Trindade Porto

Rua do Almada 412
Porto4050-034
Portugal
  • Ciclos de Cinema
  • Cinema
  • Homepage
09
Sarah Maldoror, A Life of Poetry and Struggles #3
Cinema

Auditório Ilídio Pinho

Porto4150
Portugal
  • Ciclos de Cinema
  • Cinema
  • Homepage