Enciclopédia Negra

FLÁVIO GOMES
Historiador e professor associado do departamento de História do Brasil, no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1997). Autor, entre outros, das obras A hidra e os pântanos (2006), O alufá Rufino (2011, em coautoria com João José Reis e Marcus J. M. de Carvalho), organizou, juntamente com Lilia Moritz Schwarcz, o Dicionário da escravidão e liberdade (2018).

JAIME LAURIANO
Artista plástico que vive e trabalha em São Paulo. Com trabalhos marcados por um exercício de síntese entre o conteúdo de suas pesquisas e estratégias de formalização, Jaime Lauriano convoca a examinar as estruturas de poder contidas na produção da História. Em peças audiovisuais, objetos e textos críticos, Lauriano evidencia como as violentas relações mantidas entre instituições de poder e sujeitos moldam os processos de subjetivação da sociedade. A sua produção procura trazer à superfície traumas históricos relegados ao passado numa proposta de revisão e reelaboração coletiva da História.

LILIA MORITZ SCHWARCZ
Antropóloga, historiadora, professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e Global Scholar na Universidade de Princeton. Foi Visiting Professor em Oxford, Leiden, Brown e Columbia. Curadora convidada no Museu de Arte de São Paulo e colunista do jornal Nexo.
Obteve a John Simon Guggenheim Foundation Fellow (2007) e recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional (2010). É autora de uma vasta bibliografia, com obras como "Retrato em branco e negro" (1987, prêmio APCA), "O espetáculo das raças" (1993), "As barbas do imperador" (1998, prêmio Jabuti Livro do Ano), "O sol do Brasil" (2008, Prêmio Jabuti categoria biografia 2009), "Brasil: Uma biografia" (com Heloisa Murgel Starling, 2015) e "Lima Barreto: Triste visionário" (2017, prêmio Jabuti de Biografia).
Integra, desde junho de 2024, a Academia Brasileira de Letras.