Aesthesic Waves · Sonoscopia

Aesthesic Waves · Sonoscopia
02 MAR–31 MAR 2023
SEG – SEX · 14H às 19H
Sala de Exposições da EA
Inauguração: 02 MAR · 19H30
Curadoria: José Alberto Gomes

 

Esta exposição integra o ciclo internacional de conferências, exposições e performances Pisar suavemente sobre a terra. A inauguração será precedida da conferência-performance Mapas para perder tesouros – Poesia indígena e escritas de terra, de Ellen Lima. A sessão irá decorrer às 18h30 no Auditório Ilídio Pinho.

O Som é um fenómeno completo composto por vários mundos e camadas e descrito e analisado por diferentes perspectivas, ocupando diferentes papéis nas nossas vidas. Visto como expressão, arte, fenómeno físico, cognitivo, ecológico e social, mas raramente como um universo contido em si mesmo.

Só devido às características sonoras de ser permanente e omnipresente, acrescentando a relação passiva, automática e inconsciente, podem justificar a surpreendente negligência do universo sonoro.

O som permanece como um elemento activo capaz de se modular e infectar. É um sinal externo permanentemente aberto e involuntário detectado através de um sistema auditivo que o recebe sem esforço, proporcionando uma percepção tridimensional constante e capacidades de navegação. É precisamente nesta oscilação interna que o som encontra a sua validação como criador de mundos, como instrumento epistemológico expandindo as suas capacidades operacionais em especulação e conhecimento, testando conexões sociais, culturais, ambientais e artísticas, estabelecendo mundos invisíveis.

“(...) the world is not for the beholding. It is for hearing. It is not legible, but audible” (Attali, 1985)

Aesthesic Waves é uma instalação onde o som é imaginado e confrontado através da sugestão de movimentos vibratórios de corpos elásticos, ilusões óticas e ritmos visuais. A oscilação de diferentes materiais faz surgir diversos padrões que são organizados em forma de partitura gráfica fragmentada, e que nos vão lentamente desvendando alguns dos processos de obtenção sonora recorrentes no trabalho desenvolvido pela Sonoscopia.

Aesthesic Waves é uma instalação em constante reformulação, adaptando-se às diferentes propriedades acústicas e visuais de cada espaço onde é apresentada. Dadas as suas características interactivas, a sua materialização molda-se às interpretações pessoais de cada visitante, num processo simbiótico e de criação colectiva.