
LINO GARCÍA MORALES
Lino García Morales tem uma formação híbrida: após se ter formado em Engenharia de Automação, a paixão pelo Som, levou-o a fazer o Mestrado em Sistema e Redes de Comunicação, na especialidade de Processamento Digital do Sinal e o Doutoramento em Cancelación de Ecos Multicanal, ambos na Universidade Politécnica de Madrid (UPM). O seu fascínio pela Arte e pela Conservação e Restauro do Património levaram-no a fazer o Doutoramento em Conservação e Restauro de Arte Digital, na Universidade Europeia de Madrid (UEM).
Desde então que combina as duas áreas de investigação com outra grande paixão: o ensino.Desde 1986 que dá aulas em várias universidades, como o Instituto Superior de Arte de Havana, a Pontifícia Universidade Comillas, a Universidade Complutense de Madrid (UCM), a UEM e a UPM. Foi o responsável pela criação dos programas de Licenciatura em Arte Digital para UEM, do Mestrado em Conservação e Restauro de Arte Contemporânea para a UCM (que coordenou durante dois anos) e da Licenciatura em Design Digital para a Universidade Internacional de La Rioja (todos aprovados pela ANECA). Dirigiu o Mestrado Oficial em Acústica Arquitetónica e Ambiental, na UEM. Dedicou a maior parte do ensino à engenharia de áudio e à acústica como professor de Processamento Digital de Sinais, no Mestrado em Engenharia Acústica de Construção e Meio Ambiente e de Codificação Avançada de Áudio, no Mestrado em Engenharia de Sistemas e Serviços para a Sociedade da Informação.
De entre os seus contributos mais relevantes para a Arte e para a Conservação e Restauro do Património, salientam-se o desenvolvimento de uma metodologia de produção, conservação e restauro de arte de novos media, o paradigma de conservação evolutiva e a conceção de uma aplicação para o estudo remoto de conservação de obras em formato gigaimagem (mosaico), no contexto do projeto: Viagem ao interior de Guernica.
Atualmente, trabalha na UPM, é professor no Mestrado Inter-Universitário em Património Cultural do século XXI: Gestão e Investigação (UCM-UPM) e coordena um dos módulos de investigação. Desenvolve vários projetos de pesquisa e de ensino no Centro de Domótica Integral da UPM, onde o Departamento do Museu Nacional de Arte Reina Sofia tem um papel relevante.