Licenciado em Conservação e Restauro
Transformação — A transformação relacionase com a vida pessoal de cada ser humano, que é único. Pedro Vinhais (Mafamude, 1995) não foge à regra, e tem construído um percurso que não é linear, mas com o qual tem agregado conhecimento muito diversificado. Apesar da influência da profissão do avô, que trabalhou toda a vida na Rua de Santa Catarina, no Porto, com o restauro de mobiliário, esta não foi a sua primeira opção formativa. Mas a destreza para o uso de ferramentas e a habilidade que foi desenvolvendo esteve sempre presente. A certo momento, decide mudar o rumo da sua vida e dedicar-se à Licenciatura em Conservação e Restauro. Ao longo do curso, que está a finalizar, viveu diversas experiências e teve a oportunidade de interagir com peças de arte únicas. A transformação continuará, e uma coisa é certa: o resultado será ímpar!
Projeto Final
Ao longo do percurso académico, tive a oportunidade de adquirir conhecimentos relacionados com materiais de diversas origens, tanto através do conhecimento transmitido pelos docentes, como pelas visitas organizadas a locais históricos. Após a conclusão do 1º ano, surge a oportunidade de ingressar num estágio curricular de inorgânicos, relacionado com Arte Vitral.
O vitral tem como função conferir uma transferência de luz através da composição de cores. Aos poucos, também o meu percurso foi sendo iluminado por esta arte policromática. Para além de ter sido uma mais-valia para o meu percurso académico e profissional, esta experiência também me trouxe uma grande satisfação pessoal, pelo que, atualmente, continuo ligado a este projeto.
