João Mota, concluiu o ensino secundário em Multimédia, e de seguida ingressou na Licenciatura em Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa.
A licenciatura permitiu que expandisse os seus horizontes abrigando uma multidisciplinaridade fulcral para a sua evolução académica e realizou inúmeros projetos.
Após a licenciatura a sua intenção é criar um elo entre as artes e a gestão, uma vez que, na sua perspetiva, estes dois mundos são fundamentais ao desenvolvimento da sociedade.
Quercus Suber
– instalação
Quercus Suber é a designação científica do sobreiro, podendo também significar carvalho de casca rígida. Este é também o nome do projeto de conclusão de licenciatura de João Mota. O sobreiro faz a passagem dos alimentos pela parte externa do tronco, pelo que, tem esta capa que o protege dos perigos do mundo exterior. A cortiça, por sua vez, numa perspetiva poética, serve de proteção ao sobreiro, pois a árvore oferece a sua pele para conseguir superar adversidades. Nesta peça o espetador é convidado a entrar dentro da árvore, sendo assim protegido, à semelhança do próprio tronco. A cortiça deixa de proteger o sobreiro para proteger o ser humano.