A sexta edição da Porto Summer School on Art & Cinema chegou ao fim e foram vários os que, por estes dias, se dirigiram à Escola das Artes à procura de boas energias, música e de conversas com significado e memória.
A Porto Summer School on Art & Cinema contou com uma programação intensa, repleta de sonoridades, ritmos e vozes que circularam entre a Escola das Artes e o Batalha Centro de Cinema. Durante 5 dias, workshops, conversas, música, exposições e o cinema foram os protagonistas, numa semana onde se debateram questões políticas, sociais e culturais num espaço dedicado ao encontro e à reflexão.
No que toca à música, esta edição contou com duas cabeças de cartaz, Dino D’Santiago que abriu o programa público com muita energia e fez o público vibrar com ritmos contagiantes, e MC Carol, um dos grandes nomes do funk, cuja música “Não Foi Cabral” deu título à Summer School.
Dos principais destaques do programa, foi a inauguração da exposição Enciclopédia Negra, curada por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz, pela primeira vez em itinerância fora do Brasil. A exposição relembra a memória silenciada de milhões de pessoas negras que construíram a história do Brasil.
Tal como acontece todos os anos, o Batalha Centro de Cinema, entidade parceira, apresentou uma sessão de curtas-metragens inserida no programa - Sankofa e seus Espelhos – seguida por uma conversa com a realizadora e a investigadora Ellen Lima.
A fechar a programação do evento, Lilia Schwarcz, antropóloga, historiadora e co-curadora do programa, esteve em conversa com o artista visual Jaime Lauriano sobre “Escravidão e reparação: nosso passado do presente”, onde se abordaram os processos de criação da Enciclopédia Negra e as histórias de inclusão, participação e justiça por de trás da exposição.
Durante cada dia, os participantes tiveram a oportunidade de integrar workshops com Marinho Pina, Dino D’Santiago, Lilla Szász, Diogo Nóbrega, Rafael Campos, Keila Sankofa, Pedro Duarte, Jaime Lauriano, Eduardo Katz e Lilia Schwarcz.
Os visitantes vivenciaram, sem qualquer custo, uma intensa programação, a qual, este ano teve transmissão em direto através do Canal de Youtube e do Site da Escola das Artes.
A Summer School regressa para o ano, com um novo tema e um novo cartaz, que a seu tempo será divulgado.