A Academia Portuguesa de Cinema (APC) anunciou que a 14.ª edição dos Prémios Sophia irá realizar-se no dia 27 de abril, no Casino Estoril, com transmissão em direto na RTP2, sob o mote “Cinema é Paixão”.
Entre os filmes selecionados ao Sophia Estudante 2025, a Escola das Artes encontra-se com 4 nomeações em três das seis categorias do concurso: Melhor Curta-Metragem Experimental, Melhor Curta-Metragem Documentário e Melhor Cartaz.
O filme "BACIA DAS ALMAS" de Fernando Sá Machado, aluno de terceiro ano da Licenciatura em Cinema, e o filme "BERRO" de Gabriel Andrade, também do terceiro ano da Licenciatura em Cinema, estão selecionados na categoria de Melhor Curta-Metragem Experimental.
Na categoria de Melhor Curta-Metragem Documentário, está em competição o filme "ÁGUA QUE FERVE" de Diana Gonçalves, estudante do terceiro ano da Licenciatura em Cinema.
“BERRU” de Gabriel Andrade foi nomeado para melhor cartaz, com design de Pedro Silva.
O Prémio Sophia Estudante é atribuído ao filme que os membros da Academia consideram ser a melhor curta-metragem realizada por um(a) estudante de cinema e audiovisual.