MARASMO, de Gonçalo Loureiro
Medeia Filmes - Teatro Campo Alegre - estreia a 8 de Setembro. Conversa com o realizador a 9 de Setembro.
MARASMO, de Gonçalo Loureiro, antigo aluno da Escola das Artes, estreia nas salas de cinema em complemento de 11 Minutos, de Jerzy Skolimowski, o grande vencedor do LEFFEST’15, galardoado com o Prémio Melhor Filme Jaeger-LeCoultre. Estas duas obras terão estreia exclusiva nas salas da Medeia Filmes, com distribuição Leopardo Filmes.
MARASMO foi o filme vencedor de uma Menção Honrosa do Prémio para a Melhor Curta-Metragem, atribuído no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival, e que distingue o trabalho dos alunos das Escolas de Cinema Europeias. A curta-metragem de Gonçalo Loureiro, produzida pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto, centra-se na personagem de José, um camionista de longo curso que, forçado pelo trabalho, vai-se afastando dos elementos da sua família até ao ponto em que só sente indiferença por eles. MARASMO passou pelo festival Curtas Vila do Conde e já este ano foi exibido em Competição no Fantasporto.
A estreia de MARASMO em salas Portugueses acontece na altura em que Gonçalo Loureiro prepara já o seu próximo filme, Sheila, uma curta-metragem com produção Squatter Factory em co-produção com a Um Segundo Filmes e que conta com o apoio Fundação Gda. Sheila, tem data de lançamento prevista para o início de 2017.
Por sua vez, a estreia de 11 Minutos em Portugal acontece na mesma altura em que Jerzy Skolimowski recebe, no Festival de Veneza, o Leão de Ouro pela sua carreira. Em 2015, 11 Minutos foi apresentado nesse mesmo certame em Competição, vencendo o Prémio Vittorio Veneto. 11 Minutos foi, também, exibido no Festival de Londres, em Competição, e no Festival de Toronto. Em 11 Minutos interligam-se as vivências urbanas de várias personagens, num mundo incerto onde uma cadeia de acontecimentos completamente inesperados acaba por traçar o seu destino em apenas 11 minutos.
MARASMO - Trailer from Squatter Factory on Vimeo.