Prémio Sonae Media Art no Museu do Chiado com forte presença da EA

Sexta-feira, Novembro 29, 2019 - 13:18
Prémio Sonae Media Art no Museu do Chiado com forte presença da EA
 
Está aberta ao público a partir de hoje, dia 29 de Novembro, a exposição que reúne no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado as obras dos cinco artistas finalistas do Prémio Sonae Media Art 2019.
 
Entre os finalistas do Prémio encontram-se os antigos antigos alunos da Licenciatura em Som e Imagem Diogo Tudela, Bernardo Bordalo Ferreira e Rui Nó (integrando o coletivo berru) e Rodolfo Quintas. Diogo Tudela é ainda antigo aluno do Mestrado em Artes Digitais, sendo atualmente professor na EA.
 
O Prémio Sonae Media Art é o maior projeto português de incentivo à produção de arte na área dos novos media, privilegiando trabalhos artísticos pensados numa perspetiva interdisciplinar.
 
A seleção dos finalistas da edição de 2019 foi feita por um júri composto por André Rangel, António Cerveira Pinto e Adelaide Ginga, sendo que o vencedor será anunciado a 4 de Dezembro, cabendo esta decisão a um júri de premiação constituído por Miguel Soares, Patrícia Gouveia e Yves Bernard.
 
---
 
Prémio Sonae Media Art no Museu do Chiado com forte presença da EA
 
Diogo Tudela (Porto, 1987)
Collisions & Render Engines
A instalação articula uma série de 12 impressões, geradas através de um algoritmo fotogramétrico que analisa e correlaciona imagens de artilharia e pirotecnia, que são retroiluminadas momentaneamente,e em ordem aleatória, em reação a um sinal sonoro de 8 canais que emite padrões rítmicos generativos de objetos sónicos criados através da síntese de fogos de artifício, explosões balísticas e percussão do léxico da cultura rave.

Propõe uma análise à conceção de media, dirigindo-se ao seu papel dentro do complexo militar–industrial–media–entretenimento enquanto produtora de soluções formais que contribuem, simultaneamente, para a endo-militarização do quotidiano, assim como para a importância da ficção, pós-produção e dos efeitos especiais em contexto bélico.  

 
Prémio Sonae Media Art no Museu do Chiado com forte presença da EA
(Foto de Rui Gaudêncio)
 
Coletivo berru [Bernardo Bordalo (1991), Mariana Vilanova (1996), Rui Nó (1993)  e Sérgio Coutinho (1992)]
Systems Synthesis (Síntese de Sistemas)
Um sistema biológico de sensivelmente dois metros de diâmetro, composto por plantas e outros organismos, foi transportado de um terreno urbano abandonado para o espaço expositivo. Na sala, a máquina replica através de algoritmos as condições ambientais do seu local nativo, um lugar esquecido onde a natureza cresce sem intervenção humana. Systems Synthesis propõe uma relação simbiótica entre Natureza e Tecnologia onde os organismos vivos dependem da máquina para sobreviver que, por sua vez, depende da vida para servir o seu propósito. 
 
Prémio Sonae Media Art no Museu do Chiado com forte presença da EA
(Foto de Rui Gaudêncio)
 
Rudolfo Quintas (Porto,1980)
Keystone I, II, III, IV
Keystone I, II, III, IV consiste em quatro esculturas de novos media que confrontam o espectador com uma análise objetiva feita por uma entidade de IA sobre as ideias escritas online pela sociedade portuguesa. Esta informação é apresentada mediante a recriação de uma rede de complexas interações, traduções e um  feedback permanente entre o mundo digital e não-digital.
Durante um período de três meses, o artista e sua equipa treinaram a entidade de IA para ser capaz de ler e falar sobre o que experimentou. Este sistema, inspirado nas redes neurais do cérebro humano, recolheu, analisou e avaliou o sentimento de mais de 100.000 tweets das contas mais seguidas do Twitter (políticos, jornais, partidos, etc.) em Portugal. 
 
 
 
 
 

Últimas Notícias

Próximos Eventos

04
Dez
13:45