Mostra de Cinemas Indígenas no Porto

Segunda-feira, Março 4, 2024 - 11:46

A Escola das Artes, em parceria com o forumdoc.bh e o Cinema Trindade, apresenta o ciclo de cinema "Câmara-Corpo - Mostra de Cinema Indígenas", durante os dias 15 a 17 de março, com sessões no Cinema Trindade.

Este ciclo inicia com uma masterclass de João Salaviza, Renée Messora e Francisco Hyjnõ no dia 14 de março, no contexto do Programa de Concertos, Conferências, Exposições e Performances 2024, sob o tema "Não Foi Cabral"; e em antecipação à antrestreia do mais recente filme de João Salaviza e Renée Nader Messora "A Flor do Buriti", que encerra o ciclo no domingo, dia 17 de março.

• 14 de março · Masterclass com João Salaviza, Renée Messora e Francisco Hyjnõ (Escola das Artes, Auditório Ilídio Pinho).
  • 15 de março · Sessões às 19h00 e 21h30, no Cinema Trindade
  • 16 de março · Sessões às 19h00 e 21h30, no Cinema Trindade
  • 17 de março · Antestreia de "A Flor do Buriti", às 21h30, no Cinema Trindade.

O programa completo deste ciclo, que inclui diversos filmes realizados por diferentes comunidades indígenas, está disponível nesta ligação. Em antecipação ao ciclo, o Cineclube EA projeta "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos", o primeiro filme de João Salaviza e Renée Nader Messora na comunidade Krahô.

Este é um programa construído em parceria com o forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte que em 27 edições anuais tem como uma das prioridades em sua programação a apresentação e reflexão acerca da filmografia produzida por realizadoras e realizadores de diferentes povos indígenas que vivem hoje no Brasil.

Set