Terminou no passado sábado a primeira edição da >>| Explorations on Sound and New Media Art Conference, um evento que reuniu na Escola das Artes artistas, músicos, intérpretes, académicos e técnicos para uma viagem estimulante, que ultrapassou os limites da expressão sonora e da experimentação multimédia.
A edição inaugural da conferência juntou participantes nacionais e internacionais para a celebração e reflexão da convergência do som, dos novos media e da expressão artística, explorando um leque diversificado de práticas, teorias e abordagens inovadoras.
O evento contou com a presença de convidados de destaque, como Gabi Wijers, Rosa Menhman e Salomé Voegelin. Participaram, ainda, cerca de 19 oradores distribuídos por diversos painéis.
Incluída na programação da conferência esteve o Workshop “Preservation on New Media Art”, orientado por Gaby Wijers, fundadora e diretora da LIMA – Living Meida Art Foundation. No workshop, que decorreu no primeiro dia, Wijers traçou quatro estratégias principais para a preservação: armazenamento, migração, emulação e interpretação/re-interpretação.
No arranque dos dois dias de palestras, a Comissão Organizadora referiu a importância destes eventos e como “é com prazer que se inicia esta aventura no seio da Escola das Artes e do CITAR enquanto instituições que pretendem ativamente ter uma ação ativa e positiva na criação de conhecimento e massa crítica na arte e academia.”.
Durante o segundo dia, Rosa Menkmann apresentou a palestra “Beyond resolution: Building a practice from compromises in New Media”, na qual discutiu com a audiência as fronteiras entre a criação artística e a investigação.
Na sessão de fecho da Conferência, a artista, escritora e investigadora Salomé Voegelin conduziu os participantes numa viagem única e íntima que cruzou a performance, a escuta coletiva, a poesia e o ativismo, partindo sempre do som como ponto de partida para se olhar o mundo.