No dia 2 de dezembro, sexta-feira, terá lugar a defesa do relatório de estágio, “Estudo e Intervenção de Conservação e Restauro do Teto
da Galeria do 2º Piso do Palacete Silva Monteiro (Porto): Pintura Sobre Estuque, Molduras, Motivos e Florões em Gesso”, da aluna Flávia Rodrigues do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais.
O estudo consistiu na análise da casa burguesa, Palacete Silva Monteiro, também conhecido como Casa do Vinho Verde, salientando o valor patrimonial e histórico que os brasileiros torna-viagem introduziram nas edificações portuenses do séc. XIX e patente na decoração interior e na organização dos espaços. O estudo permitiu a caracterização da decoração a nível histórico e artístico, a determinação dos materiais e técnicas empregues, a análise do estado de conservação, a identificação de intervenções anteriores e a interpretação dos resultados analíticos dos materiais da obra.
No âmbito prático foi realizada uma intervenção de Conservação e Restauro do teto da galeria do 2º piso, intervenção centrada na pintura sobre estuque e motivos em gesso, datado entre finais do séc. XIX e início do séc. XX.
A prova terá lugar às 11:30 horas na sala EAA101- Edifício Américo Amorim e contará com a arguição da Doutora Martha Lins Tavares.