A Escola das Artes associa-se, mais uma vez, ao CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que este ano decorre de 13 a 19 de novembro e celebra o seu 47.º aniversário.
Na edição de 2023, o festival de animação realiza, em parceria com a Escola das Artes, uma masterclass conduzida por Britt Raes, a decorrer no próximo dia 14 de novembro, às 15h00, no Auditório Ilídio Pinho.
‘Como é que cheguei onde estou agora? Das experiências pessoais ao cinema de animação’ intitula a Materclass da realizadora, ilustradora e argumentista belga.
“Nesta masterclasse apresento uma visão geral do meu crescimento, da minha educação e das diferentes etapas que conduziram à minha carreira atual. Não cresci num ‘ninho’ artístico, mas sempre tive uma queda para o desenho, para as artes e para os trabalhos manuais. Tive, então, a oportunidade de estudar animação e de descobrir a minha paixão. Cheguei onde estou agora com uma sede de experiência, uma curiosidade em conhecer pessoas, um amor pelo cinema e pelos festivais, uma dose de perseverança, uma ambição ingénua e, claro, alguma sorte. Espero que o meu percurso possa inspirar outros que estão a encontrar o seu caminho!”, destaca Britt Raes.
Britt Raes (1986) | Realiza trabalhos independentes e comissionados. A sua primeira curta-metragem profissional, Catherine, viajou para 200 festivais em todo o mundo, tendo arrecadado 50 prémios. A sua segunda curta-metragem, Luce and the rock, estreou na Berlinale, foi selecionada mais de 170 vezes em festivais e arrecadou 40 prémios. Atualmente, está a desenvolver Luce in the lovely land, uma série baseada na curta-metragem. Está também a realizar uma nova curta-metragem e um livro para crianças. Gosta de chocolate (negro), abraços e de desenhar animais. Quando viaja, coleciona pedras para pintar olhos.
A entrada no evento é livre.