Assembleia Geral do ENCoRE 2022 realiza-se na Universidade Católica Portuguesa

Quinta-feira, Novembro 17, 2022 - 16:08

No passado dia 20 e 21 de outubro, realizou-se na UCP a Assembleia Geral do ENCoRE (European Network for Conservation-Restoration Education), uma organização em rede de instituições de ensino superior no campo da conservação e restauro.

O ENCoRE foi fundado em 1997 com o objetivo de promover a pesquisa e educação no campo do património cultural, com base nas orientações e recomendações providenciadas pela E.C.C.O (European Confederation of Conservator-Restorers Organisations) e pelo Documento de Pavia de Outubro de 1997.

Actualmente o ENCoRE tem 41 membros efectivos e 1 membro associado de entre os principais programas de estudos de conservação e restauro na Europa. Além disso, 26 instituições e organizações de relevo, que trabalham no campo da proteção e pesquisa do património cultural, são também parceiras da rede.

Durante estes dois dias, tiveram lugar as reuniões de trabalho em que os 35 membros presentes discutiram diversas questões relacionadas com o ensino da conservação e restauro nos vários países europeus e realizou-se uma visita às instalações do Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.