SVG Header SVG Header
x

Partilhar esta página

  • Teen Academy - 2017

    05-04-2017 08:30
    Universidade Católica Portuguesa - Porto
    Campus Foz
  • Semana da Conservação 2017

    05-04-2017 10:00

     

    A Semana da Conservação é um evento que se realiza na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, desde 2012.
    Tem por objectivos dinamizar os temas da conservação e do restauro de bens culturais, nas suas diferentes perspectivas e abordagens, procurando envolver a comunidade discente e docente da UCP, bem como a comunidade profissional do sector.

    Em 2017, na sua quinta edição, pretende-se oferecer um conjunto de iniciativas diversificadas, que englobam actividades de investigação bem como de formação, que espelham as actividades do grupo de investigação em Estudos de Conservação do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes.

    Salienta-se, nesta edição, a participação da professora e investigadora Roberta Lapucci, do Studio Arts College International de Florença (Itália), que irá dar uma palestra sobre a obra pictórica de Caravaggio.

    A Semana da Conservação contará também com as habituais Jornadas do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, durante as quais os alunos de mestrado têm oportunidade de apresentar a investigação que desenvolvem no âmbito das suas dissertações.

    No último dia, será realizado um Workshop sobre Reintegração Cromática, ministrado por Roberta Lapucci, que partilhará o seu saber e sua experiência com todos os interessados na temática.

     

    Programa de Actividades da Semana da Conservação

    5 de Abril   6 de Abril   7 de Abril

    10h00-13h00
    Sessão sobre a actividade profissional na área da conservação e restauro

     

    14h30-16h30
    Palestra sobre a obra de Caravaggio, por Roberta Lapucci

     

    16h30-17h00
    Debate

     

     

     

    10h00-18h00
    III Jornadas do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais

     

     

     

     

     

    10h00-13h00
    Workshop de Reintegração Cromática, por Roberta Lapucci – 1ª parte

     

    14h00-17h00
    Workshop de Reintegração Cromática, por Roberta Lapucci

     

     

     

    Mais informações sobre as atividades aqui

    Inscrição no workshop
    Inscrição online disponível brevemente

     

    About Roberta Lapucci

    «Laurea in Art History with Highest Honors, University of Florence; Dottorato di Ricerca, Art History, University of Rome. Her Phd dissertation was on the "Technique of Caravaggio: Materials and Methods." She co-directed the Caravaggio exhibitions held at the Palazzo Pitti in Florence and the Palazzo Ruspoli in Rome. She has apprenticed with Florentine restorers, worked in private studios since 1975, established an archive of technical documentation and photographs of Caravaggio's masterpieces at the Roberto Longhi Foundation in Florence; conducted computer research at the Scuola Normale Superiore in Pisa predisposing computerized programs to file documents or artworks for the Italian museums. 

    Since 1986, she has been teaching Conservation, Artistic Techniques and Diagnostics in specialization courses for post-graduates held at the University of Florence in the chemistry and art history departments. For the Soprintendenza dei Beni Artistici of Florence, she has catalogued and restored works of art belonging to Florentine museums, and churches. She has written articles for exhibition catalogs, art history magazines, and critical reviews, and is the author of a book entitled Caravaggio and Optics, published in 2005.

    In 2007, she was awarded the Gold Cross of the Knights of Malta at the Nunnery of St. Ursula at Valletta».

    (Retreived from: http://www.saci-florence.edu/teachers/38-teacher-roberta-lapucci.php)

     

     

    Escola das Artes
  • Teen Academy - 2017

    06-04-2017 08:30
    Universidade Católica Portuguesa - Porto
    Campus Foz
SVG Header

Escola das Artes abre espaço de exposições

 

No dia 6 de Abril de 2017, pelas 18h30, a Escola das Artes vai abrir um espaço de exposições – a galeria SEEA – nas suas instalações no campus Foz da Universidade Católica Portuguesa, levando à zona ocidental da cidade do Porto um novo projecto de produção e difusão cultural contemporânea.

Baltazar Torres é o curador da exposição inaugural – INPUT 6417 – e responsável pela programação deste espaço.

A exposição inaugural apresenta trabalhos de António Olaio, Arlindo Silva, Carlos Lobo, Carlos Vidal, Dalila Gonçalves, Francisco Queirós, Isabel Ribeiro, José Maçãs de Carvalho, Manuel Santos Maia, Margarida Correia, Miguel Soares, Pedro Sousa Vieira, Pedro Tudela, Rita Magalhães e Vítor Joaquim.

Com este projecto, a Escola das Artes assinala 20 anos de existência, marcados igualmente por outras iniciativas, das quais se destacam a renovação da sua imagem, ao cuidado do gabinete de design White Studio, sendo apresentada na mesma data, a nova página web da Escola.

Ancorada no dinamismo de uma Escola que procura reflectir e debater os grandes temas da actualidade, através do confronto regular com a criação artística, a galeria propõe-se desenvolver uma actividade multifacetada que traduza a matriz da Escola, na intersecção de arte, ciência e tecnologia. Não se pretende, no entanto, um projecto vocacionado apenas para o contexto universitário, dentro do qual emerge, mas, fundamentalmente, orientado para uma actuação crítica no quadro cultural e social contemporâneo.

A Sala de Exposições da Escola das Artes (SEEA) destina-se à apresentação regular de artistas convidados, bem como de projectos académicos dos alunos, ex-alunos, professores de Som e Imagem e de Conservação e Restauro, à realização de encontros com artistas, curadores, produtores e gestores culturais, bem como de concertos, manifestações performativas e apresentação de publicações.

 

Aluno da Escola das Artes realiza projecto de Arte Urbana no Palácio das Artes

 

A convite da Fundação da Juventude, Miguel Mazeda ("Guel"), licenciado em Som e Imagem e aluno do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas, irá participar num projecto de Street Art no Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, inserido no programa do Dia Nacional dos Centros Históricos.

"O Porto tem vários tons" é o nome dado a esta série de obras de arte urbana, que ficarão a cargo de Miguel “Guel” Mazeda e de outros 3 artistas, que se irão complementar pela sua variedade de estilos e perspetivas.
Miguel “Guel” Mazeda irá pintar uma parede com 40m², tendo convidado 3 artistas para colaborar no projeto, que ficarão responsáveis por outras pinturas, em paredes com cerca de 16m².

Dada a sua dimensão, as obras serão iniciadas durante a semana e finalizadas no dia 25 de março, podendo o público que visitar o espaço assistir a estas intervenções, entre as 11h e as 20h.

11:00 - 20:00 Street Art “O Porto tem vários tons”, por Bruno “Ekyone” Cunha, Tiago “GODMESS” Gomes, Miguel “Guel” Mazeda e Filipe “MynameisnotSEM” Granja mais informação aqui

Ver toda a programação

Laboratório de Ideias: Os (aparentes) paradoxos da Arte Pública

 

Este Laboratório de Ideias, que se realizará no dia 14 de março, pelas 14h30, na Fábrica Social da Fundação Escultor José Rodrigues, visa debater as dimensões política, institucional e criativa da Arte Pública e da Intervenção em Espaço Público.

O painel Dimensão política da Arte Pública / Intervenção em Espaço Público será moderado pela Profª Laura Castro, Diretora da Escola das Artes da Universidade Católica-Porto.
 
Ver programa  
SVG Header






SVG Header