Teoria, História e Deontologia do Restauro

2 ECTS / Semestral / Inglês, Português
  1. Conhecer a evolução histórica da atividade de conservação/restauro;
  2.  Aprofundar os conhecimentos sobre a formulação da profissão e atividade em contexto nacional e internacional;
  3.  Conhecer os critérios e princípios fundamentais da conservação/restauro;
  4.  Reforçar e desenvolver o espírito crítico e as capacidades técnicas, de argumentação e fundamentação teórica;
  5.  Desenvolver a autonomia na tomada de decisão.

No final da unidade curricular, os alunos que a completarem serão capazes de:

  •  Distinguir os diferentes contextos que determinam uma decisão: contexto histórico, estético e cultural;
  •  Demonstrar a importância e peso da intenção perante a função e/ou a artisticidade;
  •  Dominar os princípios teóricos da atividade;
  •  Refletir crítica e argumentativamente sobre tomadas de decisão e intervenções de conservação-restauro, estabelecendo a ponte entre a teoria e a prática;
  •  Aplicar os conceitos teóricos em casos práticos e propostas de intervenção.