Teoria, História e Deontologia do Restauro

3 ECTS / Semestral / Inglês, Português
Objetivos de aprendizagem:
  • Conhecer a evolução histórica da atividade de conservação/restauro; 
  • Aprofundar os conhecimentos sobre a formulação da profissão e atividade em contexto nacional e internacional; 
  • Conhecer os critérios e princípios fundamentais da conservação/restauro; 
  • Reforçar e desenvolver o espírito crítico e as capacidades técnicas, de argumentação e fundamentação teórica; 
  • Desenvolver a autonomia na tomada de decisão. 

No final da unidade curricular, os alunos que a completarem serão capazes de: 

  • Distinguir os diferentes contextos que determinam uma decisão: contexto histórico, estético e cultural; 
  • Demonstrar a importância e peso da intenção perante a função e/ou a artisticidade; 
  • Dominar os princípios teóricos da atividade; 
  • Refletir crítica e argumentativamente sobre tomadas de decisão e intervenções de conservação-restauro, estabelecendo a ponte entre a teoria e a prática; 
  • Aplicar os conceitos teóricos em casos práticos e propostas de intervenção.