Projeto 4 (New Media Art)

10 ECTS / Semestral / Português

Esta UC incentiva uma prática colaborativa questionadora. Espera-se que os alunos repensem a sua experiência/prática trabalhando por meio de projeto pensado para testar as definições e os limites entre disciplinas. Novas formas de trabalhar e pensar serão desenvolvidas através de uma consideração de "tecnologia" no seu sentido mais amplo, desde o trabalho baseado em imagem digital até propostas experienciais (de tacto, visão e audição). Por meio de um processo criativo compartilhado, os alunos desafiarão a sua compreensão de diferentes ferramentas e métodos, desenvolvendo sistemas híbridos e soluções que vão além de qualquer disciplina. Os alunos farão uma reflexão crítica dasua relação com o grupo, contextualizando a sua experiência no decorrer do projeto e situando a sua prática emergente em relação ao mundo profissional.

No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

a) Compreender um briefing de um projeto intermedia, identificar os objetivos propostos pelo cliente e planear o projeto em equipa.

b) Entender várias estratégias para a conceção de projetos criativos. Saber utilizar ferramentas metodológicas especulativas, explorando o potencial narrativo, subversivo e plástico destas;

c) Contextualizar o projetonas configuraçõessociais, económicas, culturais, políticas e ambientais mais amplas que sãoinerentes àsua área de estudo.

d) Adquirir competências específicas da prototipagem, computação física e fabricação digital (experimentação de Arduino, Raspberry Pi, sensores e componentes eletrónicas, CNC, impressão 3D, entre outros), considerando não só a sua componente técnica, mas a sua implicação sócio-cultural e pertinência enquanto suporte artístico. Saber selecionar e utilizar as mais adequadas para o projeto a desenvolver.

e) Desenvolver autonomia, profissionalismo e consciência crítica relativamente à sua aprendizagem, tempo e recursos;