Objetivos:
a) Fornecer conhecimentos específicos sobre as diversas tipologias patrimoniais numa perspetiva abrangente.
b) Desenvolver nos alunos sentido crítico na análise e estudo do património cultural entendido nas suas diversas tipologias.
c) Fornecer conhecimentos sobre metodologias multidisciplinares para o estudo e análise do património cultural.
d) Consolidar nos alunos a importância do património cultural enquanto referencial de contextualização das intervenções de conservação e restauro de bens culturais.
e) Compreender a problemática que rege as relações entre o Património e a Criação Contemporânea.
f) Debater o valor das intervenções artísticas que visam transpor ou resolver essa problemática.
g) Discutir o valor patrimonial da Criação Contemporânea.
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
a) Identificar as diferentes tipologias de património cultural.
b) Estudar e analisar as diferentes tipologias de património cultural numa perspetiva multidisciplinar.
c) Relacionar os contextos do património cultural com as questões epistemológicas da conservação e restauro.